Inflação ao consumidor sobe 3,4% nos EUA em 2023

CPI subiu 0,3% em dezembro

Alicia Wallace, da CNN, Nova York
Compartilhar matéria

Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram 3,4% em 2023, marca que consolida os esforços para conter a inflação mais alta em décadas no país.

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,3% em dezembro, de acordo com dados da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos EUA (BLS, na sigla em inglês) divulgados quinta-feira (11).

Os economistas esperavam que os preços subissem moderadamente no mês, em 0,3%, e que a taxa de inflação geral anual subisse para 3,2%, em relação à leitura de 3,1% de novembro, de acordo com as estimativas de consenso da FactSet.

Excluindo as categorias mais voláteis de alimentos e gás, o núcleo do CPI aumentou 0,3% em relação a novembro e 3,9% nos 12 meses encerrados em dezembro. Em novembro, o núcleo do CPI subiu 0,3% ao mês e 4% ao ano.

Os economistas esperavam que o núcleo do CPI subisse 0,3% mensalmente e 3,8% anualmente, de acordo com a FactSet.

Matéria publicada originalmente em inglês na CNN Internacional

Acompanhe Economia nas Redes Sociais