Instituto Paulo Freire abre inscrição de curso gratuito sobre alfabetização
Formação online, em parceria com a Petrobras, tem início previsto para março e é voltada a educadores de EJA do Norte e Nordeste

O Instituto Paulo Freire abriu inscrições para o curso “Como Alfabetizar com Paulo Freire”, online e gratuito.
A formação é destinada a educadores e educadoras de EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 77 municípios das regiões Norte e Nordeste, com início previsto para o começo de março de 2026.
Com vagas limitadas, o curso é organizado em três módulos, com 24 videoaulas, materiais complementares e lives interativas, descritas como "encontros virtuais, vivos e virtuosos".
Inspirada na metodologia da educação freiriana, a formação vai além de técnicas de alfabetização, propondo uma leitura crítica do mundo e reafirmando a EJA como um direito fundamental e um instrumento de transformação social.
Os participantes terão acompanhamento pedagógico, certificação e a oportunidade de ser coautor de um e-book.
Com cerca de 60 horas, o curso pode ser concluído em até 12 meses e é oferecido em duas modalidades: interativa (com mediação e fóruns) ou por autoformação (com autonomia e acesso livre ao conteúdo).
Público-alvo
Podem participar professores, educadores e alfabetizadores de movimentos sociais e organizações da sociedade civil do Norte e Nordeste que atuam com EJA.
O curso abrange 77 municípios, sendo 15 com ações presenciais e online, e 62 com acesso exclusivamente online. A lista completa dos municípios está disponível na página oficial do curso.
A iniciativa integra o Projeto Alfa-EJA Brasil, realizado em parceria com a Petrobras. O Instituto Paulo Freire, fundado em 1991, promove uma educação emancipadora e humanizadora, sendo uma rede global com atuação em mais de 90 países.
Como se inscrever no curso
- Público-alvo: educadores e educadoras de EJA de 77 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil
- Custo do curso: gratuito
- Como se inscrever: devem ser realizadas exclusivamente pela página oficial do curso
- Vagas limitadas: a orientação é que a inscrição seja feita o quanto antes
- Formato: totalmente online
- Início previsto: começo de março
- Duração: cerca de 60 horas, com conclusão em até 12 meses
- Modalidades: interativa (com mediação pedagógica e lives) ou por autoformação (com autonomia e flexibilidade)


