Veja 6 músicas para treinar o inglês e celebrar o Dia Mundial do Rock

Cantar com as bandas favoritas significa aprender com memória afetiva, diz educador

Heloísa Noronha, colaboração para a CNN Brasil, São Paulo
Kurt Cobain, vocalista do Nirvana: "Smells Like a Teen Spirit" usa vocabulário informal e gírias  • Reprodução/Instagram
Compartilhar matéria

Neste domingo (13) é celebrado o Dia Mundial do Rock, data que homenageia não apenas um dos estilos musicais mais aclamados da história, mas também um movimento cultural que influenciou gerações.  

De acordo com a plataforma Spotify, o gênero musical é um dos mais ouvidos no Brasil. Sejam bandas clássicas internacionais ou as novas, o fato é que acompanhar os riffs de guitarra e as letras das músicas pode despertar emoções e ao mesmo tempo ensinar inglês. 

 “A música é uma das formas mais envolventes e animadas de aprender inglês. Ela ajuda na pronúncia, no vocabulário e até no conhecimento cultural. Quando você canta junto com suas bandas favoritas, está treinando o ‘listening’ e o ‘speaking’ sem nem perceber. É aprendizagem com emoção e memória afetiva”, comenta Marcelo Barros, diretor de Educação do CNA+.  

Como as músicas têm ritmo e melodia, se tornam uma forma fácil de memorizar palavras e frases. “O cérebro é naturalmente inclinado a reter informação que está associada a música, por isso é importante que o estudante acompanhe a letra enquanto a escuta, além de buscar entender a canção”, explica Marcelo. Ele recomenda 6 músicas ideais para treinar o inglês. Confira: 

  • "Imagine" – John Lennon (1971) 

A canção, lançada pelo ex-Beatle em 1988, tem letra clara e vocabulário simples. “Essa música é ótima para quem está começando e deseja treinar estruturas gramaticais básicas”, comenta o educador.  

  • "Hotel California" – Eagles (1976)

A letra é rica em vocabulário e metáforas e apresenta um bom storytelling. Por ter um ritmo lento e constante, é uma ótima opção para quem quer treinar interpretação de texto e entender termos locais. 

  • “Under the Bridge” - Red Hot Chili Peppers (1991) 

Esse hit do início dos anos 1990 se destaca para quem precisa praticar o listening e tempos verbais, mesclando passado e presente. Conta uma história interessante e a letra é séria e emotiva.  

  • "Smells Like Teen Spirit" – Nirvana (2012) 

Certamente a música mais rápida e difícil da lista. Ainda assim, é um clássico do gênero. Ideal para quem já está em um nível mais avançado do idioma, a letra usa vocabulário informal e gírias. “Para quem quer um listening desafiador, é ótimo” comenta Marcelo. 

  • "Boulevard of Broken Dreams" – Green Day (2004) 

A canção tem um ritmo leve, com palavras e sons claros e de fácil entendimento. A letra tem termos comuns do cotidiano e frases curtas e repetitivas, que facilitam a memorização e compreensão, sendo uma boa opção para treinar o listening e o speaking.  

  • "The Scientist" – Coldplay (2002) 

Canção emocional, com vocabulário cotidiano e estrutura gramatical básica. A letra tem frases curtas e o vocal é calmo e articulado. “Isso facilita a compreensão oral, fazendo dessa música uma boa opção para iniciantes no idioma”, complementa o diretor do CNA+.