Diretor-geral da PF explica à CNN como denunciar crimes eleitorais neste domingo (6)
Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, explica os canais disponíveis para denúncias e garante preservação da identidade dos denunciantes
O Diretor-Geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, concedeu uma entrevista à CNN Brasil detalhando as ações da corporação para o dia das eleições e os mecanismos disponíveis para denúncias de crimes eleitorais.
Rodrigues explicou que tanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal disponibilizaram canais próprios para receber denúncias de irregularidades durante o pleito. “O TSE fez uma ampla campanha de divulgação a respeito dos canais tanto de WhatsApp, de telefone, de via internet, e-mail, quanto os canais regulares que a Polícia Federal tem a partir não só das suas instalações físicas, mas também dos sites, dos meios de comunicação que temos com a sociedade”, afirmou o diretor-geral.
Preservação da identidade dos denunciantes
Um ponto crucial destacado por Rodrigues é a garantia de anonimato para quem deseja fazer denúncias. “Todos esses canais, obviamente, preservam a identidade das pessoas que desejarem fazer as denúncias”, assegurou.
Quanto às estatísticas de ocorrências, o diretor-geral informou que os dados detalhados serão compilados e divulgados ao final do dia de votação. “Vamos trabalhar os dados detalhados depois de maior incidência, maior volume de apreensão de dinheiro, maior quantidade de prisões, por tipo penal. Todo esse detalhamento será feito até o final do dia, onde então a gente vai poder alcançar a todos a informação com a maior transparência possível”, explicou Rodrigues.
A Polícia Federal mantém um centro de coordenação nacional para monitorar a situação em todo o país durante o processo eleitoral. As informações coletadas são exibidas em tempo real em painéis de controle, permitindo uma resposta rápida a quaisquer incidentes reportados.