Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleitor gaúcho tem até esta quinta-feira (23) para regularizar ou transferir título

    Prazo foi estendido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta da crise climática no estado

    Atendimentos presenciais estão parados no estado – contudo, é possível fazer os procedimentos pela internet
    Atendimentos presenciais estão parados no estado – contudo, é possível fazer os procedimentos pela internet Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil (8.ago.2012)

    Maria Clara Matosda CNN*

    São Paulo

    Os eleitores gaúchos têm até esta quinta-feira (23) para regularizar ou transferir o título de eleitor e conseguir votar nas eleições municipais deste ano. As eleições acontecem no dia 6 de outubro. 

    O prazo, em 8 de maio, foi estendido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta da tragédia climática que assola o estado. Até o momento, mais de 160 pessoas morreram por conta das chuvas.

    Além disso, o TSE também liberou o cadastro de biometria para a emissão do primeiro título.

    A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul disponibiliza o número (51) 2312-2015 para atendimentos sobre a situação das zonas eleitorais. O contato pode ser feito pelo WhatsApp.

    Atendimentos presenciais estão parados no estado – contudo, é possível fazer os procedimentos pela internet. Veja abaixo:

    Como tirar o título?

    É possível tirar o título de eleitor online, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seguindo o passo a passo:

    O título pode ser tirado online pelo sistema Autoatendimento Eleitoral – Título Net, presente nos sites do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Você pode acessá-lo clicando aqui.

    • Clique em “Título Eleitoral” e, em seguida, “Tire seu título eleitoral”
    • Preencha os dados e envie os documentos pedidos
    • Revise os dados informados antes de enviar a solicitação e clique em salvar
    • Veja o passo a passo para transferir o título de eleitor
    • Acesse o portal do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado
    • Depois, clique no ícone “Serviços eleitorais”, disposto na parte superior do site
    • Clique em “Autoatendimento eleitoral”, depois “Título eleitoral”
    • Por fim, escolha a opção “Atualize ou corrija seu título eleitoral”

    O envio de alguns documentos pode ser pedido pelo sistema, como um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência digitalizado.

    Contudo, caso o cidadão tenha algum débito em aberto, como uma dívida eleitoral, é preciso resolvê-la antes. A CNN também separou um tutorial sobre a transferência do domicílio eleitoral. Você pode acessá-lo clicando aqui. 

    Eleições adiadas no RS?

    Como apurado pela analista da CNN Jussara Soares, a discussão sobre o adiamento das eleições municipais no Rio Grande do Sul por conta da tragédia climática no estado gera dúvidas em membros do Senado e do Congresso. 

    O presidente do senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), diz que, caso haja necessidade, o Congresso “vai estar aberto a essa decisão”. 

    O tema não é discutido nas Casas. Caso aconteça, deve ser feito por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

    *Com informações da Agência Brasil