Lia Bock: Entenda a relação entre Halloween, fantasias, doces e o Saci

Festa Celta, popularizada nos Estados Unidos, tem relação com o fim da Segunda Guerra e com transmissões de rádio; no Brasil, Dia do Saci é comemorado em 31/10

Da CNN
30 de outubro de 2020 às 13:38 | Atualizado 30 de outubro de 2020 às 13:40

No Manual do Mundo Moderno desta sexta-feira (30), na CNN Rádio, Lia Bock comentou sobre as história do Halloween – e a relação com os sustos, o uso de fantasias e a distribuição de doces – e também sobre o Dia do Saci, comemorado no Brasil no mesmo dia: 31 de outubro.

Lia explicou que a cultura do Halloween tem origem celta e que ganhou força nos Estados Unidos por volta de 1945, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando milhares de pessoas migraram para o território norte-americano.

Assista e leia também:
Burger King dará Whopper de graça para quem passear de vassoura no Halloween
O racismo algorítmico das redes sociais e a sexualização da nudez
A carência causada pela pandemia e como os apps de namoro podem ajudar

“Uma curiosidade que eu gosto muito é que a história de as pessoas se fantasiarem e darem sustos começou em 1938, justamente no rádio. Foi em 30 de outubro, na véspera do Halloween, que ator e diretor de cinema norte-americano Orson Welles transmitiu um programa pelo rádio interpretando o livro Guerra dos Mundos”, contou.

Ela também falou sobre o dia 31 de outubro ter sido escolhido, no Brasil, para celebrar o Dia do Saci.

“O pessoal começou a ficar preocupado com o imperialismo dominando [a cultura] brasileira e tentou introduzir o Saci. E aí tem duas vertentes engraçadas: tem gente que quer sobrepor o Saci ao Halloween e tem outra visão, que eu acho muito mais sensata, que é somar o Saci ao Halloween para dar a nossa cara”, disse.