Disney revela sabre de luz real para nova aventura de Star Wars em resort

Aparato é tão real quanto um sabre de luz pode ser nesta galáxia e poderá ser usado a partir de 2022 em nova atração de hotel da Disney

Frank Pallotta, da CNN
04 de maio de 2021 às 15:01
Disney revelou sabre de luz que será utilizado em nova atração de Star Wars
Disney revelou sabre de luz em tamanho real que poderá ser utilizado em nova atração de Star Wars em resort
Foto: Divulgação/Disney Parks

Desde que Star Wars estreou em 1977, crianças e adultos querem colocar as mãos em um sabre de luz. A "arma elegante para uma era mais civilizada" é um dos adereços mais famosos da história do cinema e da cultura pop – e agora a Disney aparentemente criou um “sabre real".

A Disney Parks lançou um clipe curto do que parece ser um sabre de luz funcionando nesta terça-feira (4) – data é conhecida como Star Wars Day por causa de um trocadilho com os dizerem em inglês “May the Force be with you” (Que a Força esteja com você), uma das frases mais famosas da franquia, e o dia do mês “May the 4th” (4 de maio).

O trailer de 13 segundos (veja abaixo) mostra uma artista da Disney caracterizada como a heroína de "Star Wars" Rey ligando um sabre de luz, com uma lâmina de luz sólida e retrátil estendendo-se do cabo, assim como nos filmes. 

Não é um efeito visual ou um truque de câmera – é tão real quanto um sabre de luz pode ser nesta galáxia.

Claro, a Disney não criou realmente uma espada laser capaz de cortar a mão de seu filho porque ele se recusa a se juntar a você para governar a galáxia (entenderam?).

Em vez disso, o departamento de inovações da empresa – que incluí designers de parques, brinquedos, gadgets e hotéis da Disney – criaram o dispositivo para funcionar como um verdadeiro sabre de luz em que a "lâmina" de luz se estende desde a base da espada.

O sabre ainda não está à venda. Mas os fãs logo poderão vê-lo em ação no novo "Star Wars: Galactic Starcruiser", um imersivo hotel Disney que será inaugurado em 2022 e permitirá que os hóspedes vivam as aventuras da lucrativa franquia.

"Assistir aquele sabre de luz ser ativado bem diante de seus olhos será apenas uma das inúmeras maneiras que, desde o momento de sua chegada até o momento de sua partida, você será mergulhado em uma história de Star Wars onde suas decisões e ações – ou até mesmo conversas casuais que você pode ter – determinarão como sua jornada pessoal se desenrolará", escreveu a Disney Parks em uma publicação em seu blog.

O presidente da Disney Parks, Josh D'Amaro, apresentou o sabre pela primeira vez no mês passado, durante uma apresentação fechada para um pequeno número de repórteres.

O sabre de luz funcional e a experiência "Galactic Starcruiser" representam como a Disney está evoluindo seus parques além de apenas passeios e hotéis.

Em 2019, a Disney abriu Star Wars: Galaxy's Edge, uma área com mais de 50 mil metros quadrados que permite aos visitantes andar na Millennium Falcon e saborear iguarias galácticas, como Leite Azul. É a maior expansão de um parque da Disney.

Em outra frente, o "Campus dos Vingadores", com o tema dos heróis da Marvel, será inaugurado no Disney's California Adventure em 4 de junho.

A divisão de parques da Disney está tentando se recuperar depois de um de seus anos mais difíceis devido aos fechamentos e demissões causados pela pandemia de Covid-19. A Disneylândia, o principal resort da empresa na Califórnia, reabriu suas portas na semana passada, após um ano fechada.

D'Amaro disse à CNN no mês passado que o futuro dos resorts da Disney será "cheio de novidades" e "repleto de tecnologia".

"Será extremamente relevante para os hóspedes de todo o mundo", disse ele. "Todos os dias, esses parques estão mudando."

(Texto traduzido; leia o original em inglês)