Você sabe por que o 4 de maio é uma data especial para os fãs de Star Wars?

A data é celebrada nesta terça-feira (4) em todo o mundo pelos fãs de uma das franquias mais rentáveis da história; teste seus conhecimentos sobre o tema

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo
04 de maio de 2021 às 16:47 | Atualizado 04 de maio de 2021 às 17:02
David Prowse e Carrie Fisher em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança
David Prowse e Carrie Fisher em cena de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança
Foto: LMPC via Getty Images (1.jan.1977)

O dia 4 de maio (May, 4th, em inglês) é uma data importante para os fãs da famosa franquia Star Wars. A data – que em tempos normais é celebrada em todo o mundo – guarda algumas curiosidades e características dos filmes, do universo nerd e sempre movimenta a venda de produtos da franquia. 

A data faz sentido pela sua pronúncia em inglês – "May the 4th", que lembra a principal fala dos Jedis nos filmes: “May the force be with you” (Que a Força esteja com você, em português).

Nesta terça-feira (4), a plataforma de streaming Disney+, detentora dos direitos de exibição da franquia, lançou um crossover entre Star Wars e Os Simpsons para celebrar a data.

O curta, intitulado "Maggie Simpson in The Force Awakens From Its Nap" ("Maggie Simpson: O Despertar da Força da Soneca", em tradução livre), revela a irmã mais nova de Bart e Lisa empunhando um sabre de luz ao lado do robô R2-D2.

Rio comemora Dia Star Wars com vacinação no Planetário da Gávea
Rio comemora Dia Star Wars com vacinação no Planetário da Gávea
Foto: Alexandre Brum/Enquadrar/Estadão Conteúdo

A franquia criada por George Lucas foi comprada pela Walt Disney Company em 2012 por mais de US$ 4 bilhões. No Brasil, a data foi celebrada – com direito até a fantasia de Darth Vader – durante vacinação contra a Covid-19, no Rio de Janeiro.