Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Agust D em turnê: conheça a carreira solo de SUGA, do BTS, fenômeno do K-Pop

    Cantor anunciou na terça (15) que sairá em turnê pelos Estados Unidos e países da Ásia; não há datas confirmadas na América Latina

    Reprodução/Instagram

    Isabela Gadelhada CNN

    SUGA será o primeiro integrante do BTS a fazer uma turnê solo. A BIGHIT MUSIC anunciou na terça-feira (14) a Agust D TOUR, que terá shows nos Estados Unidos e em países da Ásia, como Indonésia, Japão e Tailândia.

    O nome verdadeiro do rapper é Min Yoongi, mas ele usa o nome artístico SUGA como membro do BTS e Agust D para sua carreira solo, que já conta com duas mixtapes lançadas, “Agust D” e “D-2”.

    Por enquanto, não há datas confirmadas da turnê no Brasil. O primeiro show será em solo estadunidense, no dia 26 de abril, e a última data anunciada é em 25 de junho, na capital Seul da Coreia do Sul.

    Carreira solo do BTS

    Em junho de 2022, o grupo de k-pop BTS anunciou que nos próximos anos os integrantes vão focar em carreiras solo.

    Eles também aproveitarão o período para cumprir o serviço obrigatório no exército sul coreano. Jin, o mais velho dos sete membros, se alistou em dezembro de 2022.

    A previsão é de se reunirem novamente em 2025.

    Mas, antes do anúncio que chocou os fãs e alimentou boatos falsos de “disband” do grupo, os integrantes do BTS já tinham projetos individuais.

    Conheça algumas das músicas que poderão estar na setlist de SUGA em sua turnê:

    Daechwita

    Com mais de 400 milhões de visualizões no YouTube desde o lançamento, há dois anos, a música é do segundo mixtape de Agust D, o D-2.

    O rapper mistura música tradicional coreana com batidas trap. No clipe, há uma pequena participação de Jin e Jungkook, integrantes do BTS.

    People

    “Why so serious?”. Nesta canção, que também faz parte da mixtape D-2, a batida é mais suave e conta com uma letra bastante reflexiva.

    Agust D questiona se as pessoas são mesmo animais que carregam sabedoria. Para ele, somos animais que carregam apenas arrependimentos.

    Seesaw

    Presente no álbum “LOVE YOURSELF: Answer”, do BTS, a música tem uma introdução puxada para o jazz e é um rap delicado como uma canção de ninar.

    SUGA inclusive se aventurou pela primeira vez cantando o refrão, algo inédito até então. A letra compara um relacionamento amoroso com uma gangorra, sempre com altos e baixos.

    The Last

    A canção faz parte da mixtape “Agust D”, de 2016, e tem uma letra extremamente pessoal. O artista se abre sobre sua experiência com depressão, ansiedade e TOC.

    Na Coreia do Sul, ainda há um grande estigma quando o assunto é saúde mental e, na música, Agust D fala sobre a procura por tratamento e a reação de seus pais quanto a isso.

    That That com PSY

    SUGA também também é produtor e já se aventurou tanto produzindo para o BTS, como também para grandes artistas como o PSY – sim, aquele do Oppa Gangnam Style.

    Ele não só produziu esta canção divertida, como cantou e até dançou no clipe, que tem uma inspiração de velho oeste e coreografia elaborada.

    Conheça outras músicas solo do rapper nesta playlist: