CNN Nosso Mundo entrevista o jornalista e fotógrafo Ismael dos Anjos

Especialista fala sobre masculinidade tóxica e seus impactos para a sociedade

Ismael dos Anjos é o entrevistado do CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (27)
Ismael dos Anjos é o entrevistado do CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (27) CNN/Reprodução

Da CNN

Ouvir notícia

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (27) entrevista o jornalista e fotógrafo Ismael dos Anjos, que fala sobre masculinidade tóxica e seus impactos para a sociedade.

O termo “masculinidade tóxica” apareceu nos anos 1980, oriundo de um debate acadêmico, para descrever como a pressão para serem violentos, destemidos e não demonstrarem sentimentos afeta a saúde mental dos homens.

A masculinidade tóxica contribui, diretamente, para o aumento nas taxas de suicídio, homicídio, vícios, acidentes de trânsito e doenças nos homens, segundo relatório da Organização Pan-Americana de Saúde.

O fator cultural acaba expandindo a diferença da expectativa de vida entre homens e mulheres, que vivem quase seis anos a mais do que eles, e a discriminação por idade, etnia, pobreza e a sexualidade são o complemento nefasto deste cenário.

Para Ismael dos Anjos, “masculinidade tóxica gera violência contra a mulher” e, por isso, é preciso “romper com o silêncio” e colocar estudos sobre “gênero e raça no currículo escolar” para que a sociedade reflita sobre estas questões.

Homens sentem dores e causam dores profundas

Ismael dos Anjos

Ainda segundo o especialista, “devemos encarar a epidemia de violência contra mulher”, e também “precisamos de exemplos saudáveis sobre o ser homem” para que as novas gerações sigam uma postura diferente em relação à masculinidade.

Pais precisam validar os sentimentos

Ismael dos Anjos

Ismael dos Anjos é mineiro, jornalista e fotógrafo. Cofundador do Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) e membro do Balaio de Pais, ele é também coordenador de um projeto que deu origem ao documentário “O silêncio dos homens”.

Ele é entrevistado por Lia Bock, Glória Vanique e Rita Wu, e quem comanda a atração é Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

*Publicado por Daniel Fernandes

Mais Recentes da CNN