Diretor se diz “destruído” pela morte acidental de cinegrafista durante filmagem

"Ela era gentil, vibrante, incrivelmente talentosa", declarou o diretor, que também foi atingido por tiro que matou Halyna Hutchins

Diretor Joel Souza, que dirigia o filme "Rust" e foi atingido por tiro de arma cenográfica
Diretor Joel Souza, que dirigia o filme "Rust" e foi atingido por tiro de arma cenográfica Reprodução/IMDB

Lisa Richwineda Reuters

Ouvir notícia

O diretor de cinema que foi baleado e ferido em um acidente no set envolvendo o ator Alec Baldwin disse no sábado que está “destruído” pela morte da cinegrafista.

Joel Souza, que foi atingido no ombro quando Baldwin disparou uma arma cenográfica contendo munição, quebrou seu silêncio quando a investigação entrou em seu terceiro dia, com várias perguntas restantes sobre como o erro aconteceu.

“Estou arrasado com a perda da minha amiga e colega de trabalho Halyna. Ela era gentil, vibrante, incrivelmente talentosa, lutou por tudo e sempre me incentivou a melhorar”, disse Souza em um comunicado.

O tiro atingiu a cineasta Halyna Hutchins no peito, de acordo com o gabinete do xerife do Condado de Santa Fe. Ela morreu devido aos ferimentos e Souza, que estava atrás dela, ficou ferido, mas já teve alta do hospital.

Souza não deu detalhes sobre o acidente ou seus ferimentos, mas disse que estava “humilde e grato pela demonstração de afeto que recebemos de nossa comunidade cinematográfica, do povo de Santa Fé e das centenas de estranhos que nos ajudaram”.

Na sexta-feira, um juiz de Santa Fé aprovou um mandado para o escritório do xerife para apreender armas de fogo, roupas, câmeras, fitas de vídeo e munições do Rancho Bonanza Creek, perto de Santa Fé, onde Baldwin estava filmando o faroeste de baixo orçamento “Rust”.

Guardas de segurança foram colocados na estrada que leva ao rancho no sábado.

De acordo com uma declaração feita por um detetive do escritório do xerife, Baldwin recebeu o que ele acreditava ser uma arma de apoio segura ou “fria” durante um ensaio na quinta-feira, mas continha munição quando foi disparada.

Nenhuma acusação foi apresentada sobre o caso.

A funcionária, ou armeira, que manuseava armas no set foi identificada pela mídia dos EUA como uma mulher de 24 anos, que falou em um podcast no início deste ano sobre aprender o trabalho com seu pai veterano, mas que só recentemente trabalhou com seu primeiro filme como armeira principal.

A mulher não foi encontrada para comentar o assunto no sábado.

Homenagens

O International Cinematographers Guild planejou realizar uma vigília à luz de velas para Hutchins, 42, na noite de sábado em Albuquerque, cerca de 40 milhas (64 km) da fazenda. Uma segunda vigília foi marcada para domingo na área de Los Angeles.

“Halyna inspirou a todos nós com sua paixão e visão, e seu legado é muito significativo para ser resumido em palavras. Nossa perda é enorme”, escreveu seu marido Matt Hutchins no Twitter. O American Film Institute criou um fundo de bolsas para cineastas em homenagem a Hutchins.

Baldwin, 63, mais conhecido por seus papéis na comédia de TV “30 Rock” e suas imitações de “Saturday Night Live” do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, disse na sexta-feira que ficou chocado e inconsolável com a morte de Hutchins e cooperou totalmente com as autoridades.

De acordo com vários relatos da mídia e relatos nas redes sociais, alguns membros da equipe de “Rust” saíram do trabalho citando preocupações sobre a segurança antes do tiroteio de quinta-feira.

“Citamos tudo, desde falta de pagamento por três semanas, retirada de nossos hotéis apesar de solicitá-los em nossos negócios, falta de segurança da Covid e, além disso, segurança ruim para armas! Mal início no quesito segurança!”, um membro da equipe de filmagem escreveu em uma página privada do Facebook, de acordo com a publicação do Hollywood Deadline.com.

A Rust Movie Productions disse em um comunicado na sexta-feira que está investigando o incidente.

“Embora não tenhamos sido informados de nenhuma reclamação oficial relativa à segurança de armas ou propulsores no set, estaremos conduzindo uma revisão interna de nossos procedimentos enquanto a produção for encerrada”, disse a empresa.

Mais Recentes da CNN