Elliot Page, estrela de Juno e The Umbrella Academy, se declara transgênero

"Sou trans, meus pronomes são ele/dele, meu nome é Elliot"

O ator, diretor e produtor Elliot Page
O ator, diretor e produtor Elliot Page Foto: REUTERS

Luana Franzão*,

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Estrela do filme ‘Juno’ e da série ‘The Umbrella Academy’, o ator Elliot Page anunciou nesta terça-feira (1) que se declara como uma pessoa transgênero. Quando ainda se identificava como Ellen Page, recebeu indicações ao Oscar de Melhor Atriz e ao Globo de Ouro pela atuação em Juno. Mais recentemente, ele também participou da série ‘The Umbrella Academy’, produzida pela Netflix.

“Olá amigos, eu quero compartilhar com vocês que sou trans, meus pronomes são ele/dele e meu nome é Elliot”, afirmou na publicação. “Me sinto sortudo em estar escrevendo isso. De estar aqui. De ter chegado nesse ponto da minha vida”.

No texto, ele agradece a pessoas próximas pela ajuda e compreensão durante seu processo de busca pela sua identidade e afirma que está muito feliz em poder ser quem é. “Eu não sei por onde começar a explicar como é incrível me amar o suficiente e me sentir inspirado a buscar meu eu autêntico”.

Ele também destaca as dificuldades que enfrentou na sua jornada até a revelação e o medo da repercussão de suas declarações. “Minha alegria é verdadeira, mas também frágil. A verdade é que, apesar de me sentir profundamente feliz agora, e saber quanto privilégio eu tenho, eu também estou com medo. Medo de invasões da privacidade, do ódio, das “piadas” e da violência.”

Leia também:
Museus de São Paulo recebem mais de 140 mil visitantes desde a reabertura
‘Babenco’, de Bárbara Paz, é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2021
Podcast: Vivemos num país brutal para ser mulher, diz Tainá Muller de ‘Bom dia, Verônica’

Elliot reforça as estatísticas de violência e discriminação contra pessoas transgênero, em especial contra negros e latinos nos Estados Unidos.

“Para todas as pessoas trans, que lidam com o assédio, auto-aversão, abuso e a ameaça de violência todos os dias: eu os vejo, eu os amo, e farei tudo que puder para mudar este mundo para melhor”. Elliot já era conhecido como ativista e advogado ativo das causas LGBTI+ e da igualdade de gênero.

*Sob supervisão de Leonardo Lellis

Tópicos

Mais Recentes da CNN