Entenda como Fernanda Montenegro pode entrar na Academia Brasileira de Letras

Entenda a sucessão na ABL; os “imortais” são escolhidos mediante eleição por escrutínio secreto

Fernanda Montenegro deve ser imortalizada pela Academia Brasileira de Letras
Fernanda Montenegro deve ser imortalizada pela Academia Brasileira de Letras Dilvugação

Nathallia FonsecaAnna Gabriela Costada CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Aos 91 anos, a atriz Fernanda Montenegro foi a única candidata à cadeira de número de 17 na Academia Brasileira de Letras (ABL). A falta de concorrentes foi interpretada como uma homenagem a Fernanda e reflete o prestígio da dama do teatro no Brasil.

Ser o único candidato, porém, não garante necessariamente a aprovação, já que uma análise de perfil é feita pelos acadêmicos juntamente com a eleição, marcada para o dia 4 de novembro.

A vaga que provavelmente será ocupada pela atriz pertenceu, anteriormente, ao diplomata e escritor Affonso Arinos de Mello Franco.

Além da cadeira 17, há outros três espaços vagos na Academia, um deles disputado pelo músico Gilberto Gil — concorrente à cadeira 20, que pertenceu a Murilo Melo Filho. Além de Gil, o poeta Salgado Maranhão é outro nome de peso que disputará o espaço.

Há algum tempo, a Academia Brasileira de Letras busca maior valorização da cultura popular brasileira. Sendo assim, há membros historiadores, padres, médicos, como por exemplo o cirurgião plástico Ivo Pitanguy. O essencial é ter escrito um livro de grande importância, explica a ABL. No caso de Fernanda Montenegro, há a publicação de sua autobiografia, “Prólogo, ato, epílogo”.

Como funciona o processo de votação

Quando um acadêmico morre, a cadeira é declarada vaga na chamada “Sessão de Saudade”, que ocorre às quintas-feiras e homenageia internamente o acadêmico.

A partir de então, os interessados dispõem de dois meses para se candidatarem por meio de carta ou e-mail enviados ao presidente da academia. Os “imortais” são escolhidos mediante eleição por escrutínio secreto.

Para que um nome seja aprovado, é necessário que se obtenha maioria absoluta na votação — ou seja, mais que a metade do total de votos — em quatro etapas de votação. Em eleições com vários candidatos, ocorre eliminação dos menos votados em cada fase.

Existe ainda a possibilidade de nenhum dos concorrentes atingir a maioria absoluta. Nesse caso, as inscrições reabrem e uma nova eleição é agendada.

À CNN, a assessoria da ABL explicou que o processo consiste em também em “ir atrás de votos”, e de certa forma, fazer sua campanha e convencer os imortais sobre merecimento da almejada cadeira.

Datas das próximas eleições

Cadeira número 17: 4 de novembro;
Cadeira número 20: 11 de novembro;
Cadeira número 12: 18 de novembro (encerramento das inscrições em 17/09)
Cadeira número 39: 24 de novembro (encerramento das inscrições em 24/09)

Mais Recentes da CNN