Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Faustão: funções do coração estão de acordo com esperado para primeiras horas, dizem médicos

    Segundo boletim médico, Faustão segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e "respirando com auxílio de ventilação mecânica"; seu estado clínico foi classificado como "estável"

    Apresentador Fausto Silva, Faustão.
    Apresentador Fausto Silva, Faustão. Reprodução/ Instagram

    Léo LopesMathias Broteroda CNN

    São Paulo

    As funções do coração transplantado no apresentador Fausto Silva, o Faustão, “estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas”, informaram médicos do hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta segunda-feira (28).

    Segundo o boletim médico, Faustão continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e “respirando com auxílio de ventilação mecânica”. Seu estado clínico foi classificado como “estável”.

    VÍDEO – Lista é única e independente do meio de financiamento, diz Kalil à CNN

    O presidente do InCor e apresentador do Sinais Vitais, Roberto Kalil, afirmou nesta segunda-feira (28), em entrevista à CNN, que a lista de transplantes no Brasil é única, ou seja, reúne em um só lugar todos os que esperam por um órgão, independente do meio de financiamento.

    O comunicado foi assinado pelo cardiologista Fernando Bacal, o cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto, e o diretor médico e de serviços hospitalares do Einstein, Miguel Cendoroglo Neto.

    Como foi o transplante do Faustão?

    Faustão, de 73 anos, recebeu o novo coração no domingo (27). O órgão, que era de um homem de 35 anos, veio de Santos, no litoral paulista, de helicóptero.

    De acordo com a Secretária de Saúde de São Paulo, a partir do momento em que houve a disponibilidade do órgão, o sistema selecionou doze pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante.

    Destes, quatro tinham prioridade. Faustão ocupava a segunda posição nesta lista e recebeu o órgão depois de a equipe do paciente que estava em primeiro lugar na lista de prioridade recusar o órgão.

    Mulher de Faustão agradece família de doador

    Após o apresentador Fausto Silva passar por uma cirurgia bem sucedida de transplante de coração no domingo (27), sua mulher, Luciana Cardoso, compartilhou uma carta de agradecimento aos amigos, equipe médica e à família de quem doou os órgãos, entre eles o coração recebido pelo apresentador.

    Ela disse que, “em um momento de dor e sofrimento”, a família do doador “disse sim e permitiu que não só o Fausto pudesse ter mais tempo ao lado dos filhos, como tantos outros receptores que hoje estão comemorando essa recuperação”. “Fiquei muito feliz em saber que aqui, nesse mesmo hospital, uma pessoa por meio do SUS também recebeu desse mesmo receptor outro órgão e sua segunda chance de vida”, encerrou.

    Veja também: Sistema de transplantes do Brasil é reconhecido internacionalmente, diz cardiologista