#CNNPop

Francis Ford Coppola fala sobre alegações de má conduta no set de "Megalopolis"

Cineasta nega ter desrespeitado figurantes durante as gravações de seu último filme

Marina Toledo, da CNN, em São Paulo
Diretor Francis Ford Coppola e atores Laurence Fishburne e Adam Driver na exibição de "Megalopolis" em Cannes  • 16/05/2024REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Compartilhar matéria

O cineasta Francis Ford Coppola, 85, falou, em entrevista ao The New York Times, sobre as alegações de má conduta no set de "Megalopolis" divulgadas pelo The Guardian. A reportagem do jornal britânico ouviu fontes que alegaram "comportamento caótico" por parte do diretor “puxando mulheres para sentarem em seu colo” e “tentando beijar algumas das figurantes de topless e seminuas”.

A crítica de cinema da revista norte-americana o entrevistou no Festival de Cannes, onde o filme foi exibido pela primeira vez, e escreveu que ele respondeu de forma "incoerente" sobre o assunto.

“Minha mãe me disse que se você avança em direção a uma mulher, isso significa que você a desrespeita, e às garotas por quem eu tinha uma queda, eu certamente não as desrespeitei", disse Coppola.

“Não sou melindroso. Eu sou muito tímido”, acrescentou o diretor ao The New York Times.

O produtor executivo de “Megalopolis”, Darren Demetre, divulgou um comunicado após a reportagem do The Guardian, afirmando que “nunca tive conhecimento de quaisquer reclamações de assédio ou mau comportamento durante o curso do projeto".

“Houve dois dias em que filmamos uma cena comemorativa, onde Francis andou pelo set para estabelecer o espírito da cena, dando abraços e beijos gentis na bochecha do elenco e figurantes. Foi a sua maneira de ajudar a inspirar e estabelecer a atmosfera do clube, que foi tão importante para o filme”, continuou na declaração.

Essa não é a primeira vez que o bastido de um filme de Coppola está envolvido em polêmicas. Relembre outras produções do cineasta que deram o que falar. 

"Megalopolis" foi exibido no 77º Festival de Cannes e recebeu apenas 50% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes, o principal agregador de crítica da web.

Segundo relatos feitos nas redes sociais, telespectadores chegaram a vaiar após o fim da exibição, mas logo em seguida a reação foi substituída por aplausos, que duraram cerca de sete minutos.

Coppola descreveu o filme como “melhor trabalho que tive o privilégio de liderar”. O cineasta é responsável por produções emblemáticas da história do cinema, como a trilogia “O Poderoso Chefão” (1972/1974/1990) e “Apocalypse Now” (1979).

A trama estrelada por Adam Driver (“Histórias de um Casamento” e “Ferrari“), Nathalie Emmanuel (“Velozes e Furiosos” e “Game of Thrones”), Dustin Hoffman (“Kramer vs. Kramer” e “Rain Man”), Shia LaBeouf (“Transformers” e “Corações de Ferro”) e Aubrey Plaza (“The White Lotus“) acompanha um arquiteto que quer reconstruir a cidade de Nova York como uma utopia após um desastre devastador.

O diretor revelou que o filme é dedicado à sua esposa Eleanor Coppola, que morreu aos 87 anos no dia 12 de abril. Eles ficaram juntos por 61 anos e são pais de Roman Coppola (escritor e produtor de vários filmes de Wes Anderson) e Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros” e “Priscilla”).

“Megalópolis” é o primeiro longa do diretor em anos. Sua última grande produção foi em 2011, “Virginia”, um terror estrelado por Val Kilmer e Elle Fanning.

Veja também: os filmes mais buscados no Google nos últimos 25 anos

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais