Grammy 2024: mulheres dominam principais categorias da premiação
Taylor Swift, Billie Eilish, Miley Cyrus, Victoria Monét e SZA foram alguns dos nomes que brilharam no último domingo (04)
A superestrela do pop Taylor Swift estabeleceu outro recorde no domingo, tornando-se a primeira artista a vencer o Grammy de álbum do ano por quatro vezes, à medida que as mulheres dominaram as principais categorias da maior premiação do mundo da música.
Swift também anunciou no palco do Grammy que lançará um novo álbum em abril.
A cantora de 34 anos ganhou o prêmio de álbum do ano por “Midnights”, superando as lendas da música Frank Sinatra, Paul Simon e Stevie Wonder, que conquistaram a honraria três vezes cada um. Swift disse que ficou emocionada com o prêmio e falou sobre a satisfação que sente ao compor e cantar músicas. “Isso me deixa muito feliz”, afirmou. “Tudo o que eu quero é continuar fazendo isso.”
Mais cedo, Swift recebeu o prêmio de melhor álbum de pop vocal e aproveitou o momento para anunciar que lançará “The Tortured Poets Department” em 19 de abril.
“Quero agradecer aos fãs contando um segredo que venho escondendo de vocês nos últimos dois anos”, disse Swift ao divulgar o novo álbum, que foi disponibilizado para pré-venda durante a transmissão do Grammy.
Swift, que viajará a Tóquio para retomar sua turnê mundial, esteve entre as mulheres que venceram os principais prêmios no domingo.
Billie Eilish ganhou o prêmio de música do ano por “What Was I Made For?”, uma canção escrita para a trilha sonora do filme “Barbie”.
“Como mulher, na maioria das vezes parece que você não está sendo vista”, disse Eilish aos repórteres nos bastidores. “Sinto que isso me faz sentir muito bem vista. Às vezes é muito bom ouvir alguém dizer ‘bom trabalho’.”
Miley Cyrus, vencedora de seus dois primeiros Grammys no domingo, recebeu o prêmio de gravação do ano por “Flowers”.
“Esse prêmio é incrível”, disse Cyrus, “mas eu realmente espero que ele não mude nada, porque minha vida era linda ontem”.
O prêmio de melhor novo artista foi para a cantora de R&B e pop Victoria Monét, que agradeceu à sua mãe em seu discurso.
Os vencedores foram escolhidos por músicos, produtores, engenheiros e outros que compõem a Academia de Gravação. O grupo tem trabalhado para diversificar seus membros nos últimos anos.
A cantora SZA, que entrou na noite como a artista mais indicada, ganhou três prêmios, incluindo o de melhor música de R&B por “Snooze”.
A banda de rock indie boygenius, formada pelas artistas Phoebe Bridgers, Lucy Dacus e Julien Baker, também recebeu três prêmios.
Veja os vencedores da 66ª edição do prêmio
- 1 de 9
Taylor Swift foi a grande vencedora da categoria Álbum Vocal de Pop • Amy Sussman/Getty Images
- 2 de 9
Miley Cyrus vence Grammy na categoria Melhor Performance Solo de Pop por "Flowers" • Amy Sussman/Getty Images
- 3 de 9
Tyla é a vencedora da categoria de música africana do Grammy com o hit "Water" • Emma McIntyre/Getty Images
-
- 4 de 9
Samara Joy ganhou um Grammy ao vencer na categoria Melhor álbum de jazz alternativo • Emma McIntyre/Getty Images
- 5 de 9
Kylie Minogue foi a grande vencedora da categoria Melhor gravação de pop dance com "Padam Padam" • Jason Armond / Los Angeles Times
- 6 de 9
Billie Eilish ganhou um dos grandes prêmios da noite: Música do Ano, com a trilha sonora principal de Barbie, "What Was I Made For?"
-
- 7 de 9
Victoria Monét, vencedora do prêmio Melhor Novo Artista, Melhor Engenharia de Som em Álbum Não-Clássico e Álbum de R&B" por "Jaguar II" • Alberto E. Rodriguez/Getty Images for The Recording Academy
- 8 de 9
A cantora SZA, que levou o prêmio de melhor performance de pop para duocom Phoebe Bridgers pela música “Ghost in the Machine”
- 9 de 9
A banda Boygenius, que levou o prêmio de melhor performance de rock pela música “Not Strong Enough”
-