#CNNPop

Vilão de Harry Potter vira mascote improvável de Ano Novo na China; entenda

Fotos de Tom Felton como Draco Malfoy estão espalhadas por casas chinesas

Chris Lau, da CNN
Uma usuária chinesa de mídia social mostra um pôster de Ano Novo com Draco Malfoy que ela colocou na porta  • @Kalisosweet/ Douyin
Compartilhar matéria

Com a chegada do Ano do Cavalo, um rosto inesperado surgiu na China como símbolo de fortuna: um vilão do mundo bruxo de Harry Potter.

Draco Malfoy, o rival adolescente e privilegiado de Potter na série de livros de sucesso de J.K. Rowling, está aparecendo em decorações festivas por todo o país antes do Ano Novo Lunar.

A "boa sorte" reside no nome: "Malfoy" é transliterado como "Ma Er Fu" em mandarim. A primeira palavra, "Ma" (马), significa cavalo, enquanto a terceira, "Fu" (福), refere-se à boa fortuna. Lidos juntos, soam como "cavalos trazendo boa sorte".

Vídeos nas redes sociais chinesas mostram pessoas decorando as casas com cartazes vermelhos contendo frases de bons desejos, conhecidos como "fai chun" ou "chunlian", em um ritual festivo anual. Desta vez, porém, ao lado de mensagens desejando riqueza e saúde, está o sorriso característico do valentão loiro da escola de Hogwarts.

O Ano do Cavalo começa em 17 de fevereiro, encerrando o Ano da Serpente (um animal igualmente apropriado para Malfoy, visto que é o símbolo da Sonserina, sua casa em Hogwarts).

A franquia Harry Potter é um fenômeno na China. Quase 10 milhões de cópias traduzidas dos livros foram vendidas antes mesmo do lançamento do último volume em 2007, segundo informou a editora chinesa à emissora estatal CCTV na época. Em 2020, quando a versão remasterizada do primeiro filme foi relançada, a obra arrecadou 27,6 milhões de dólares nas bilheterias chinesas.

Tom Felton, que interpretou Malfoy na série de filmes por uma década a partir de 2001, celebrou o crossover improvável de seu papel mais famoso. Ele postou em seu Instagram a foto de um banner gigante pendurado no átrio de um shopping chinês, exibindo o personagem em seu traje de bruxo.

Um vídeo curto no Douyin (a versão chinesa do TikTok) mostra alguém colando seu "fai chun" com o rosto de Malfoy na geladeira. O vídeo obteve mais de 60.000 curtidas, com um usuário comentando: "Você é um gênio".

Alguns empreendedores chineses viram a oportunidade de lucrar, vendendo os cartazes em plataformas de e-commerce.

"O 'fu' (a sorte) chegou", escreveu um cliente no Pinduoduo. "Traga-me fortuna em 2026, jovem mestre", disse outro.

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais