Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filmes Harry Potter: conheça a ordem cronológica e onde assistir online

    Com oito filmes, a história de Harry Potter segue a ordem dos livros escritos por J.K. Rowlings

    Da CNN

    Baseados na série de livros da autora J.K Rowlings, os filmes do Harry Potter acompanharam o crescimento de uma geração e conquistaram fãs pelo mundo todo.

    Desde o lançamento do primeiro livro, em 1997, a história do jovem bruxo encantou leitores e não demorou muito para que a magia de Harry Potter ultrapassasse das páginas para as telonas do cinema.

    Para quem está começando a jornada pelo universo de Hogwarts ou deseja reviver a magia, é importante conhecer a ordem cronológica das produções.

    Saiba quais são os 8 filmes de Harry Potter, em qual ordem eles foram lançados e onde é possível assisti-los.

    Qual a ordem cronológica dos filmes de Harry Potter?

    Ao longo de uma década, entre 2001 e 2011, o público viu os livros de J.K Rowlings ocuparem as telonas do cinema em adaptações que deram vida ao universo de Hogwarts.

    São oito filmes produzidos pela Warner Bros., que seguem a ordem dos livros e levam o público para uma jornada repleta de feitiços, criaturas mágicas e grandes batalhas. Confira a ordem cronológica da franquia.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

    Lançado em 2001, o primeiro filme do Harry Potter revelou Hogwarts para o público, que viveu as descobertas do mundo bruxo ao lado de Potter.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal apresenta um garoto órfão, que descobre ter uma herança mágica e ser sobrevivente de um ataque do Lord Voldemort (Ralph Fiennes), um dos maiores bruxos das trevas.

    A produção é dirigida por Chris Columbus e destaca outros personagens importantes, que acompanham Harry (Daniel Radcliffe) ao longo dos filmes, como Hermione Granger (Emma Watson), Rony Weasley (Rupert Grint) e Hagrid (Robbie Coltrane).

    Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

    Um ano após o lançamento do primeiro filme, “Harry Potter e a Câmara Secreta” chega aos cinemas, com uma visão mais aprofundada de Hogwarts e seus segredos.

    A história apresenta novos personagens, como o elfo doméstico Dobby, e acompanha a aventura de Harry Potter e seus amigos para combater um mal que assombra a escola.

    Juntos, eles desvendam os mistérios da Câmara Secreta e estreitam os laços de amizade ao longo de mais um ano em Hogwarts.

    Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

    O jovem bruxo volta às telonas dois anos depois com “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. A produção traz um cenário mais sombrio ao universo de Hogwarts, com os dementadores e situações mais desafiadoras para os personagens.

    Com direção de Alfonso Cuarón, essa sequência dos filmes do Harry Potter conta a história de Sirius Black (Gary Oldman), prisioneiro que escapou de Azkaban e tem uma forte relação com Potter.

    Ao longo do filme, o público pode conhecer mais sobre o passado de Harry e sua família, além de entender outros detalhes do ataque de Lord Voldemort.

    Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

    Lançado em 2005, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” traz uma competição para a escola de Hogwarts: o Torneio Tribruxo.

    Harry é selecionado para o torneio de forma inesperada e precisa enfrentar os desafios e perigos das provas ao lado de outros três alunos.

    Além das aventuras e da presença de Lord Voldemort, o quarto filme da saga também apresenta outras escolas de magia e traz uma narrativa mais madura, que reflete o crescimento dos personagens.

    Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

    Em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, o jovem conhecido como “o garoto que sobreviveu” precisa enfrentar a oposição do Ministério da Magia, que não acredita em sua versão dos fatos sobre o retorno de Lord Voldemort.

    Após o Torneio Tribruxo, Harry é questionado pelo ministro e pelos colegas sobre o duelo com o Lord das Trevas, enquanto se prepara para tempos difíceis.

    A produção, dirigida por David Yates e lançada em 2007, foca nesse conflito e apresenta a Ordem da Fênix, um grupo de bruxos que lutou contra Voldemort no passado e se reúne novamente para lidar com a ameaça iminente.

    Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

    David Yates volta para dirigir “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, lançado em 2009. O filme explora o passado de Lord Voldemort e revela a sua trajetória antes de se tornar um bruxo das trevas.

    Nessa produção, a história assume um ar mais sombrio, reflexo da guerra iminente, do amadurecimento e das perdas enfrentadas pelos personagens.

    Esse capítulo da saga de Harry Potter também mostra detalhes importantes que são essenciais para derrotar Voldemort.

    Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010)

    Para concluir a lista de filmes do Harry Potter, o último livro, intitulado “Harry Potter e as Relíquias da Morte” foi dividido em duas partes.

    A primeira foi lançada em 2010, também com direção de David Yates, e marca o início da aventura de Harry, Rony e Hermione em busca das horcruxes, objetos que guardam pedaços da alma do Lord Voldemort.

    Longe dos amigos e das famílias, os personagens partem em uma jornada desafiadora contra o mal e vivem um grande crescimento pessoal.

    Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)

    A conclusão da saga que encanta gerações chega em 2011 com a segunda parte de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

    Sob a direção de David Yates, a última produção da lista de filmes do Harry Potter apresenta o confronto final entre o jovem bruxo e o Lord das Trevas, que leva a uma grande batalha em Hogwarts.

    A despedida de Hogwarts é repleta de emoções, sacrifícios e cenas grandiosas, que marcaram os fãs e o universo cinematográfico – com direito a uma espiada no futuro dos personagens para fechar a história.

    Onde assistir todos os filmes de Harry Potter?

    Todos os filmes de Harry Potter estão disponíveis no serviço de streaming HBO Max e podem ser assistidos online.

    A saga continua a conquistar novos fãs, que também podem conhecer ou reviver o universo da magia em outras produções.

    Além dos oito filmes que acompanham a história do “garoto que sobreviveu”, o público pode explorar o mundo bruxo em “Animais Fantásticos”, que traz a seguinte sequência:

    • “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, lançado em 2016;
    • “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”, lançado em 2018;
    • “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, lançado em 2022.

    Os três filmes são dirigidos por David Yates e acompanham Newt Scamander (Eddie Redmayne), autor de um dos livros utilizados por Harry durante seu período de estudos em Hogwarts.

    Scamander também foi aluno de Hogwarts e a sua história nos filmes começa em 1926, com outros personagens importantes no universo bruxo, como Dumbledore (Judy Law) e Grindelwald (Johnny Depp e Mads Mikkelsen), outro grande bruxo das trevas.

    As três produções também estão disponíveis no streaming HBO Max. O serviço conta com um documentário realizado com o elenco principal dos filmes de Harry Potter, intitulado “De Volta a Hogwarts”.

    Em 2023, foi anunciada uma negociação da Warner Bros. para a produção de uma série do universo Harry Potter, baseada nos sete livros produzidos por J.K Rowling.

    Essa pode ser mais uma oportunidade para o público mergulhar na magia de Hogwarts, mas o desenvolvimento da série e o lançamento ainda estão em aberto.

    Acompanhe as principais notícias da cultura pop na CNN

    Tópicos

    Tópicos