Parado desde março, Campeonato Paranaense volta no sábado sem torcida

Governo do estado pede aos clubes que realizem campanhas educativas para evitar aglomerações de pessoas ao redor dos estádios

Iara Maggioni, da CNN em Curitiba
16 de julho de 2020 às 16:35

Parado desde março, o governo do Paraná definiu o próximo sábado (18) como data para o retorno do Campeonato Paranaense. Os jogos deverão ser realizados sem a presença de torcedores, com entrada limitada a atletas, organizadores e profissionais da imprensa.

A decisão foi anunciada hoje (16), em videoconferência realizada com a presença do governador do estado, Ratinho Junior (PSD); do secretário estadual da saúde, Beto Preto; do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury; e de representantes de clubes profissionais.

Neste final de semana, os jogos previstos são Londrina x Athletico Paranaense, em Cornélio Procópio; Paraná Clube x Coritiba, que se enfrentam em Ponta Grossa; Rio Branco x FC Cascavel, também em Ponta Grossa; e Cianorte x Operário, que jogam em Cianorte.

Leia também:

Libertadores volta em setembro com final só em 2021

Diego fala do desafio de se concentrar em Maracanã vazio em decisão do Carioca

Diego Tardelli diz que testagem constante tranquiliza jogadores

O governo do estado pede aos clubes que realizem campanhas educativas para evitar aglomerações de pessoas ao redor dos estádios, ou mesmo em estabelecimentos fechados, como bares e restaurantes, por exemplo. Os atletas que estiverem na reserva deverão ocupar espaços na arquibancada, levando em conta o distanciamento social. 

O protocolo de saúde estabelecido pelo governo do estado impõe que todos os ambientes que serão utilizados sejam higienizados com solução sanitária.

No dia do jogo, haverá um inquérito epidemiológico que terá ênfase na condição do olfato e aferição de temperatura de todos os participantes. Somente atletas e árbitros podem permanecer sem máscara. O álcool em gel 70% deve ser oferecido constantemente a todos, e a orientação é para evitar cumprimentos antes das partidas ou em comemorações durante os jogos.