Chadwick Boseman: artistas lamentam morte do ator de ‘Pantera Negra’


Jéssica Otoboni, da CNN, em São Paulo
29 de agosto de 2020 às 00:49 | Atualizado 29 de agosto de 2020 às 18:38

A inesperada morte do ator norte-americano Chadwick Boseman nessa sexta-feira (28), aos 42 anos, chocou o mundo do cinema e principalmente os fãs dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, em inglês). 

Boseman se consagrou nas telas no papel de T'Challa, rei de Wakanda, em Pantera Negra (2018), o primeiro super-herói negro dos quadrinhos.

A família anunciou a morte do ator nas redes sociais e explicou que ele lutava contra um câncer no intestino há quatro anos. Pouco depois do anúncio, diversos artistas prestaram homenagens a Boseman.

Assista e leia também:
Na Palma da Mari: Saudade de ir a um cinema, né, minha filha?
Estes são os filmes que você deveria assistir quando os cinemas reabrirem
Disney atrasa estreias de 'Avatar', 'Star Wars' e retira 'Mulan' do calendário

“Que golpe devastador”, disse o ator e cineasta Jordan Peele no Twitter.

A diretora e roteirista Ava DuVernay escreveu: "Que você tenha um lindo retorno, rei. Vamos sentir sua falta".

"Notícia devastadora. Perdemos um dos grandes", escreveu o diretor e escritor Taika Waititi.

O ator norte-americano Chadwick Boseman

O ator norte-americano Chadwick Boseman

Foto: Danny Moloshok - 09.dez.2017 / Reuters

Colegas de elenco no MCU

A atriz Brie Larson, que atuou ao lado de Boseman em Vingadores: Ultimato (2019), afirmou que "Chadwick era uma pessoa que irradiava poder e paz, que representou muito mais do que ele mesmo. Que dedicava tempo para ver como você estava e falava palavras de encorajamento quando você se sentia insegura". "Fico honrada por ter as memórias que tenho. As conversas, as risadas. Meu coração está com você e com sua família. Você fará falta e nunca será esquecido. Descanse em poder e em paz meu amigo", escreveu ela no Instagram.

O ator Mark Ruffalo disse no Twitter que "foi a maior honra poder trabalhar com você e conhecê-lo". "Que ser humano generoso e sincero. Você acreditava na natureza sagrada do trabalho e deu o seu melhor. Muito amor à sua família. E muito amor de todos nós que ficamos aqui."

O ator Chris Evans, que atuou ao lado de Boseman em alguns filmes da franquia, escreveu na rede social: "Estou absolutamente devastado. Isso é de partir o coração. Chadwick era especial. Original. Ele era um artista profundamente comprometido e constantemente curioso. Ainda tinha muitos trabalhos incríveis para fazer. Sou infinitamente grato pela nossa amizade. Descanse em poder, rei".

Chris Evans presta homenagem a Chadwick Boseman

Chris Evans presta homenagem a Chadwick Boseman no Twitter

Foto: Chris Evans - 29.ago.2020 / Twitter

"Chadwick... Sem palavras para expressar minha tristeza por perder você. Seu talento, seu espírito, seu coração, sua autenticidade. Foi uma honra trabalhar ao seu lado, conhecer você. Descanse bem, príncipe", afirmou no Instagram a atriz Viola Davis, que foi colega de elenco de Boseman em Pantera Negra.

"Vou ter que contar a Cy, Bowie e Zen que T'Challa morreu. Sobre que outro rei vou falar para eles agora?", escreveu no Twitter a atriz Zoe Saldana, mencionando os três filhos dela.

No Instagram, o ator Chris Pratt afirmou que "o mundo vai sentir falta do enorme talento" de Boseman.

"Chadwick, você era ainda mais herói fora das telas. Um modelo a ser seguido não apenas para mim no set, mas para milhões de outros pelo mundo. Você trouxe alegria e felicidade para tantas pessoas e estou orgulhoso de poder ter chamado você de amigo", escreveu o ator Tom Holland.

A atriz Angela Bassett contou no Instagram que ela e Boseman se conheceram antes mesmo da gravação de Pantera Negra, quando ela recebeu um título honorário da Universidade Howard. "A dedicação desse jovem era muito inspiradora, seu sorriso era contagiante e seu talento, irreal. Presto uma homenagem a esse lindo espírito, um artista consumado, um nobre irmão."

"Vou sentir sua falta, amigo", escreveu o ator Chris Hemsworth. "Uma das pessoas mais genuinamente bondosas que conheci."

Artistas e estúdios

"Obrigada Chadwick Boseman por tudo que você nos deu. Precisávamos disso e sempre vamos apreciá-lo! Um artista talentoso e generoso e um irmão que fará uma falta imensa", afirmou o ator Samuel L. Jackson.

O ator Sean Austin escreveu: "Estou tão, tão triste de ler essa terrível notícia. O rei Chadwick vai reinar para sempre nos corações de todos que passaram pela experiência de assistir a um dos mais importantes filmes norte-americanos já feitos. Em nome da minha família, enviamos nossos sentimentos e amor à família dele e entes queridos".

A atriz Halle Berry descreveu Boseman como "um homem incrível, com talento incomensurável, que não desistiu da vida mesmo com suas batalhas pessoais". "Você nunca sabe realmente pelo que as pessoas em volta podem estar passando. Tratem-nas bem, com bondade e carinho, todos os minutos que passarem juntos."

"De partir o coração. Um talento verdadeiro e de classe. Descanse em paz", disse o ator e cantor Jared Leto.

A atriz Kerry Washington escreveu: "Um guerreiro da luz até o fim. Um verdadeiro rei. Estou sem palavras. Que ele descanse em poder".

"Estou sem palavras. Descanse em paz. Obrigado por tudo o que você fez enquanto estava aqui. Obrigado por ser um amigo. Você é amado. Fará falta", disse o ator Sterling K. Brown.

"Nossos corações estão em pedaços e nossos pensamentos estão com a família de Chadwick Boseman. O legado dele vai viver para sempre. Descanse em paz", escreveu a produtora Marvel Studios.

Marvel Studios lamenta morte de Chadwick Boseman

Marvel Studios lamenta morte de Chadwick Boseman

Foto: Marvel Studios - 29.ago.2020 / Twitter

A editora especializada em quadrinhos DC Comics escreveu: "A um herói que transcende universos. Wakanda para sempre. Descanse em poder Chadwick".

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela entrega do Oscar, classificou a morte de Boseman como "uma perda imensurável". "De Pantera Negra a Destacamento Blood, Chadwick Boseman trouxe força e luz para as telas, todas as vezes", escreveu o grupo no Twitter.

A senadora Kamala Harris, vice do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, também prestou uma homenagem ao ator. Ela compartilhou no Twitter uma foto ao lado de Boseman e disse: "Com o coração em pedaços. Meu amigo e companheiro Chadwick Boseman era brilhante, bondoso e humilde. Ele nos deixou muito cedo, mas a vida dele fez diferença. Minhas condolências à família."

Artistas brasileiros também se manifestaram. Pelo Instagram, a cantora Iza disse "Descanse em paz, rei!!!", uma referência ao papel de Boseman em Pantera Negra.

Emicida usou o Twitter para prestar sua homenagem. "Supernova é um evento astronômico nos estágios finais da evolução de algumas estrelas, uma explosão muito brilhante. Em apenas alguns dias seu brilho pode intensificar-se em 1 bilhão de vezes a partir de seu estado original, tornando a estrela tão brilhante quanto uma galáxia", disse o rapper.

O cineasta Kleber Mendonça Filho também fez uma postagem, pelo Twitter, se manifestando sobre a morte de Boseman. "Triste com a passagem de Chadwick Boseman. Ele foi muito bom no muito bom Black Panther", disse.

O cantor Mano Brown utilizou um trecho do filme Pantera Negra e acrescentou a hashtag "#RIP" (Rest in Peace, ou "Descanse em Paz") em postagem no Twitter.