Al Ahly vence Monterrey e vai enfrentar Palmeiras no Mundial de Clubes da Fifa

Em jogo equilibrado, time egípcio supera adversário mexicano por 1 a 0 em Abu Dhabi e garante vaga na semifinal da competição

Murillo Ferrari, da CNN*, Em São Paulo
O lateral Mohamed Hany (camisa 30) garantiu a classificação do Al Ahly para a semifinal do Mundial de Clubes da Fifa
O lateral Mohamed Hany (camisa 30) garantiu a classificação do Al Ahly para a semifinal do Mundial de Clubes da Fifa  • Michael Regan - 5.fev.2022/FIFA/FIFA via Getty Images
Compartilhar matéria

O Al Ahly, do Egito, venceu neste sábado (5) por 1 a 0 o duelo contra o Monterrey, do México, e será o adversário do Palmeiras na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa nos Emirados Árabes Unidos.

Apesar de entrar em campo com um time bastante desfalcado – 10 jogadores do Al Ahly estão com a seleção do Egito, que disputará a final da Copa Africana de Nações no domingo (6) –, a equipe surpreendeu os mexicanos, que eram considerados favoritos.

O gol que garantiu a vaga do Al Ahly na semifinal foi marcado aos 8 minutos do segundo tempo. Em contra-ataque, a bola foi cruzada na área do Monterrey, o goleiro Andrada rebateu, e o lateral Hany chutou forte para o fundo da rede.

Os egípcios enfrentarão o Palmeiras em busca de uma vaga na final da competição na terça-feira (8), a partir das 13h30 (horário de Brasília). O clube paulista se classificou para a competição após conquistar, em 2021, o segundo título consecutivo da Libertadores da América.

O Palmeiras disputou o mundial no ano passado, mas perdeu para o Tigre, do México, na semifinal. Na disputa pelo terceiro lugar, foi derrotado pelo próprio Al Ahly, que enfrentará desta vez em busca da vaga na final.

Na outra chave da competição deste ano, o Al Jazira, clube do país sede do torneio, enfrentará o Al Hilal, da Arábia Saudita, no domingo (6). O vencedor deste duelo jogará contra os ingleses do Chelsea, na quarta-feira (9), na outra semifinal da competição.

A final do Mundial de Clubes será disputada no sábado (12), às 13h30 (de Brasília).

O jogo

Apesar de o Monterrey ter mais posse de bola desde o apito inicial do árbitro e até maior poder de arremate, a primeira grande chance de gol foi do Al Ahly.

Em contra-ataque, Maâlou avançou pela esquerda e cruzou na medida para Taher, na marca do pênalti, finalizar nas mãos do goleiro Andrada. A equipe mexicana continuou pressionando e arriscando chutes de fora da área, sem muito sucesso. Aos 30 minutos já eram 10 finalizações contra 2 do time egípcio.

Aos 37 minutos, o Al Ahly desperdiçou nova oportunidade cara a cara com o goleiro. El Shanat recebeu passe sozinho na frente de Andrada. O camisa 14 demorou a chutar, acabou se enrolando e não deu sequência ao lance.

No segundo tempo, o Al Ahly não perdoou. Aos 8 minutos, Maâlou mais uma vez subiu pela esquerda e cruzou na área. Andrada saiu mal e deu rebote. A bola sobrou para Hany chutar de primeira, forte, no meio do gol, e fazer o primeiro da partida.

O Monterrey quase empatou no minuto seguinte. Gonzalez chutou, a bola desviou na zaga e sobrou para Meza cabecear, mas o goleiro Ali Lotfi fez grande defesa e jogou para escanteio.

Apesar de o time mexicano se atirar ao ataque após sair atrás no marcador, o Al Ahly conseguiu se segurar na defesa e ainda criou jogadas para ampliar, mas o duelo terminou mesmo no 1 a 0.

Conheça os times que disputam o mundial de clubes:

*Com informações da Agência Brasil

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais