Pierre Gasly vence o GP da Itália, seu primeiro triunfo na Fórmula 1

Em corrida agitada, piloto francês da AlphaTauri se aproveita de paralisação após acidente de Charles Leclerc e de punição a Lewis Hamilton

Carlos Sainz, Pierre Gasly (C), Lance Stroll no pódio do GP da Itália de F1
Carlos Sainz, Pierre Gasly (C), Lance Stroll no pódio do GP da Itália de Fórmula 1  • Foto: Miguel Medina - 6.set.2020/ Reuters
Compartilhar matéria

Em uma corrida agitada neste domingo (6), o piloto francês Pierre Gasly, da AlphaTauri, venceu o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, seu primeiro triunfo na categoria.

Foi a primeira vitória de um piloto francês na F1 desde 1996, quando Olivier Panis venceu a corrida em Mônaco. É também apenas a segunda vitória da AlphaTauri, que conquistou seu único trunfo na categoria no mesmo Circuito de Monza, em 2008, com Sebastian Vettel – à época, a equipe ainda se chamava Toro Rosso.

O espanhol Carlos Sainz, da McLaren, chegou em segundo lugar, em sua melhor posição de uma corrida de F1, depoi de tentar e não conseguir ultrapassar Gasly nas últimas 3 voltas da corrida. O pódio foi completado pelo canadense Lance Stroll, da Racing Point.

O líder do campeonato, Lewis Hamilton, da Mercedes, terminou em sétimo depois de largar na pole e cair para o último após uma penalidade de 10 segundos por entrar nos boxes com o pit lane fechado quando liderava a corrida.

Assista e leia também:

F1: Renault trocará nome para Alpine F1 em 2021

Hamilton bate recorde e faz volta com a maior velocidade média da história da F1

Com volta da Turquia, Fórmula 1 anuncia as quatro últimas corridas de 2020

Apesar do revés, o hexacampeão mundial manteve a liderança de 47 pontos – agora sobre seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, que terminou em quinto lugar, após o abandono de Max Verstappen da Red Bull.

Hamilton tem 164 pontos após oito corridas contra 117 de Bottas e 110 de Verstappen.

Foi a primeira vez desde 2013, quando Kimi Raikkonen venceu com a Lotus na Austrália, que uma equipe diferente de Mercedes, Ferrari ou Red Bull venceu uma corrida.

"É inacreditável", disse um ofegante Gasly, que foi rebaixado da Red Bull para a AlphaTauri no ano passado e tem obtido bons resultados nesta temporada.

O francês Pierre Gasly, da AlphaTauri, vence o GP da Itália de F1
O francês Pierre Gasly, da AlphaTauri, vence o GP da Itália de F1
Foto: Luca Bruno - 6.set.2020/ Reuters

"Foi uma corrida muito louca e capitalizamos isso”, continuou. "Já passei por tanta coisa em 18 meses que me esforço para perceber isso."

Falando sobre a tentativa de passar Gasly, Sainz – que também sonhava em conquistar sua primeira vitória antes de ingressar na Ferrari no ano que vem – disse que "precisava de mais uma volta" para ter chance de brigar pela primeria posição.

A corrida teve de ser interrompida na metade depois que Charles Leclerc, da Ferrari, bateu fortemente contra a barreira de proteção na última curva de Monza, a Parabolica. O companheiro de equipe de Leclerc, Sebastian Vettel, havia abandonado com falha nos freios algumas voltas antes.

A relargada da corrida com os carros parados, e a penalidade de Hamilton – que deixou o britânico com um déficit de 30 segundos –, deixaram a corrida ainda mais emocionante entre os 17 carros que ainda estavam no grid.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
Tópicos