CNN Esportes

Conheça o novo reforço do Grêmio que já foi tratado como "novo Messi"

Argentino naturalizado paraguaio, Iturbe realizará exames médicos nos próximos dias

Da CNN Brasil
Iturbe rodou por vários clubes da Europa e do México
Iturbe rodou por vários clubes da Europa e do México  • Mauricio Salas/Jam Media/Getty Images
Compartilhar matéria

O Grêmio anunciou na tarde desta segunda-feira (3) um acordo com o atacante Juan Manuel Iturbe, de 30 anos. Argentino naturalizado paraguaio, o atleta é esperado em Porto Alegre para fazer exames médicos. Se aprovado, assinará contrato até o fim de 2023, com opção de renovação por mais um ano.

A última equipe de Iturbe foi o Aris, da Grécia. Na última temporada, ele disputou 41 jogos, marcou seis gols e deu três assistências.

Nascido em Buenos Aires, mas com pais paraguaios, o jogador surgiu para o futebol como grande promessa e ganhou inclusive a alcunha de "novo Messi". Iniciou a carreira no Cerro Porteño, do Paraguai, e nos primeiros anos de carreira figurou nas seleções de base da Argentina.

Em 2010, viajou para a África do Sul com a seleção principal, integrando o grupo de sparring (jovens que auxiliavam o time de Diego Maradona nos treinos). No ano seguinte, foi um dos principais nomes da Albiceleste no Sul-Americano Sub-20 e disputou também o Mundial da categoria.

O ano de 2011 parecia marcar o salto na carreira quando Iturbe conseguiu uma transferência ao Porto-POR. Contudo, ele nunca conseguiu corresponder às expectativas e teve uma trajetória errante por clubes do exterior.

Depois da experiência frustrada em Portugal, vestiu as camisas de River Plate-ARG, Hellas Verona-ITA, Roma-ITA, Bournemouth-ING, Torino-ITA, Tijuana-MEX, Pumas-MEX, Pachuca-MEX e o Aris-GRE, seu último clube antes de ser anunciado pelo Grêmio.

A carreira irregular também o afastou da Argentina, jogando pela última vez com a camisa da seleção no Sul-Americano Sub-20 de 2013, sem nunca ter defendido a seleção principal. Três anos depois, anunciou que atuaria pelo Paraguai. Mas a passagem pela seleção da terra de seus pais também não foi de muito sucesso, tendo disputado somente duas Copas América.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais