Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Contra o Corinthians, São Paulo homenageia torcedor morto na final da Copa do Brasil

    São-paulino morreu nos arredores do estádio depois de ser atingido por munição utilizada pela Polícia Militar

    Lucas Moura, do São Paulo, com uma faixa de luto em homenagem a Rafael Garcia
    Lucas Moura, do São Paulo, com uma faixa de luto em homenagem a Rafael Garcia Divulgação/São Paulo FC

    Da CNN

    Os jogadores do São Paulo enfrentam o Corinthians neste sábado (26) com uma faixa de luto no braço em homenagem a Rafael Garcia, torcedor são-paulino morto no último domingo (24) após a final da Copa do Brasil. O Tricolor conquistou o título depois de empatar em 1 a 1 com o Flamengo.

    Garcia, que tinha 32 anos, foi atingido por uma bala “bean bag” utilizada pela Polícia Militar, disse a delegada Ivalda Aleixo, diretora do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil de São Paulo.

    A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo confirmou que esse tipo de armamento foi usado durante o tumulto com os torcedores são-paulinos — segundo o órgão, para conter a confusão.

    Como foi a morte

    Rafael dos Santos Tercilio Garcia estava nos arredores do Morumbi logo após o jogo contra o Flamengo. Ele tinha deficiência auditiva, era membro da ala de pessoas portadoras de deficiência da torcida organizada “Independente” e, junto de outros são-paulinos, comemorava o título da Copa do Brasil.

    Conforme a SSP, policiais militares atuavam no controle da multidão, até que ele foi encontrado caído, com um ferimento na cabeça.

    Ainda segundo a SSP, a contenção no local envolveu o uso de munições de menor potencial ofensivo, como as “bean bags”, além de elastômeros e jatos de água. A PM instaurou um inquérito para apurar eventuais excessos dos agentes.

    O protocolo da corporação estabelece que um disparo com a bala tem de ser feito a uma distância mínima de 6 metros, para evitar grandes danos.

    Além do artefato de bean bag, que atingiu a cabeça do torcedor, a perícia ainda achou mais três munições do mesmo tipo do lado de fora do estádio do Morumbi.

    (Publicado por Bruno Rodrigues)

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas