Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Fifa abre processo disciplinar contra presidente da Federação Espanhola de Futebol

    Entidade comunicou Luis Rubiales da abertura do expediente por violar o artigo 13 do Código Disciplinar da entidade

    Da CNN

    A Fifa comunicou nesta quinta-feira (24) que abriu um processo disciplinar contra o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, em razão do beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina.

    De acordo com o Comitê Disciplinar da entidade, Rubiales já foi informado da abertura do expediente. O ato do dirigente envolvendo a atleta espanhola viola o artigo 13 (parágrafos 1 e 2) do Código Disciplinar da Fifa, que trata de condutas ofensivas e violação dos princípios do fair play.

    “O Comitê Disciplinar da Fifa só fornecerá novas informações sobre esses processos disciplinares assim que tiver uma decisão sobre o assunto”, disse a Fifa em comunicado.

    Nesta quarta-feira (23), a diretora-geral do sindicato Futbolistas ON (associação que representa jogadores profissionais de futebol na Espanha), Tamara Ramos, concedeu entrevista a um canal espanhol e revelou que já sofreu com os comportamentos abusivos de Luis Rubiales na época em que ambos trabalhavam juntos na AFE (Associação de Futebolistas Espanhóis).

    Ramos disse que o atual presidente da federação fazia perguntas, por exemplo, sobre a cor de suas roupas íntimas.

    Luis Rubiales publicou um vídeo com um pedido de desculpas em que ele aparece sozinho. Segundo a jornalista Natalia Torrente, do portal Relevo, o dirigente tentou fazer com que Jenni Hermoso também aparecesse com ele na publicação, mas não conseguiu.

    Segundo a jornalista, ele teria dito à campeã do mundo: “Meu cargo está em jogo, faça isso nem que seja pelas minhas filhas. Preciso que apareça comigo”. Ainda de acordo com informações da repórter, o técnico Jorge Vilda falou com os familiares da jogadora para que tentassem convencê-la a participar do vídeo com Rubiales.

    Uma reunião com caráter de urgência foi convocada pela Real Federação Espanhola de Futebol para esta sexta (25)

    A nota oficial afirma ainda que “os procedimentos internos da Federação relativos a questões de integridade estão abertos, bem como todos os outros protocolos aplicáveis”.

    (Publicado por Bruno Rodrigues)

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas