Premier League terá mudanças na regra para temporada 2024/25; saiba quais
Nova temporada da liga inglesa começa na sexta-feira (16), Manchester United x Fulham
Começa na sexta-feira (16) a temporada 2024/2025 da Premier League. Em Old Trafford, Manchester United e Fulham darão o pontapé inicial a mais uma edição do torneio, que tem o Manchester City como atual tetracampeão.
Às vésperas do início da competição, a liga divulgou três mudanças nas regras, que entram em vigor já a partir da primeira partida. Apesar de serem simples, em teoria, as novidades têm impacto importante no andamento das partidas no principal campeonato nacional do mundo.
Aquecimento dos jogadores reservas
Até a temporada 2023/2024, apenas três jogadores eram permitidos por vez na área de aquecimento de cada equipe. A partir de 2024/2025, o número máximo passa para cinco atletas por time.
A mudança se dá especialmente pelo fato de as equipes poderem fazer cinco trocas durante o jogo, e não mais três.
Reposição de bola em campo
Na última temporada, a Premier League criou um sistema chamado Multibola, no qual 15 bolas ficam posicionadas sobre cones ao redor do campo. Elas são usadas para reposição em cobranças de lateral e tiros de meta.
Quando a bola sai do campo e não pode ser recuperada imediatamente, o jogador vai até um desses cones e pega uma nova bola para recomeçar o jogo. Os gandulas não são autorizados a devolver as bolas aos jogadores, e, em vez disso, devem reposicioná-las nos cones novamente.
Na atualização da regra, os gandulas que ficam atrás dos gols poderão devolver as bolas aos goleiros. Demais jogadores ainda devem pegar novas bolas nos cones.
Um ponto importante da regra está mantido. Quem atrasar o reinício do jogo, seja segurando ou chutando a bola, será advertido com cartão amarelo. Se o erro for cometido por um gandula, ele será expulso do campo.
Novo cálculo de acréscimos
O tempo de acréscimo na próxima edição da Premier League deve ser reduzido significativamente, na comparação com temporadas anteriores. Até então, os árbitros contavam desde o momento do gol de um time até o reinício do jogo para contabilizar os acréscimos.
Agora, esse tempo só começará a ser contado quando o atraso do gol até o reinício do jogo superar 30 segundos. A Premier League acredita que esse intervalo é um “tempo natural” para os jogadores retomarem as posições no campo.
Em 2023/2024, a liga teve média de mais de três gols por jogo. Considerando que todo o intervalo do gol ao reinício da partida era descontado nos acréscimos, o tempo de desconto era maior. Agora, com 30 segundos “de tolerância”, a tendência é de grande redução nos acréscimos.