CNN Esportes

Quem matou Odete Roitman? Saiba como era o esporte na 1ª versão da novela

Primeira versão de "Vale Tudo" aconteceu em 1988, ano em que Senna faria história, um certo baixinho dava seus primeiros passos no futebol da Europa e mais

Leonardo Martins, da CNN Brasil
Beatriz Segall viveu Odete Roitman em "Vale Tudo"
Beatriz Segall viveu Odete Roitman na primeira versão de "Vale Tudo"  • Reprodução/Globoplay
Compartilhar matéria

O público voltará a reviver a famosa cena da morte de Odete Roitman no capítulo desta segunda-feira (06) da novela "Vale Tudo'. Em 1988, o Brasil parou para assistir a cena e se perguntou: "Quem matou Odete Roitman?

Assim como a trama original que entrou para a história e passou por mudanças no remake, o mundo contou com muitas transformações nesses 37 anos. E no cenário esportivo não foi diferente.

Veja abaixo como estava o esporte no final de 1988, período da morte de Odete Roitman na primeira versão de "Vale Tudo".

Brasileirão rolando

O Bahia seria o campeão daquela edição, mas o Campeonato Brasileiro ainda estava rolando em dezembro de 1988.

A última rodada da segunda fase aconteceu no dia 18 de dezembro e o torneio voltaria após os festejos de final de ano, em janeiro de 1989.

Bahia levantou o troféu do Brasileiro de 1988 • Foto: Reprodução/Redes Sociais
Bahia levantou o troféu do Brasileiro de 1988 • Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tricolor baiano era comandado por Evaristo de Macedo e contava com a boa fase de nomes como Zé Carlos, Charles e Bobô. Na final, o Bahia bateu o Internacional para ser campeão.

Champions League na reta final

A Champions League de 1988-89 já tinha definido os classificados para as quartas de final, que seriam disputadas só em março de 1989, quando a cena icônica da TV brasileira foi ao ar.

Times tradicionais, como Real Madrid e Milan, seguiam vivos no torneio, enquanto algumas surpresas também avançavam, como o Goteborg, da Suécia, e o Steaua Bucareste, da Romênia.

O Milan foi o campeão do torneio após bater a equipe romena na decisão no Camp Nou, em Barcelona.

Chegada de Romário à Europa

No segundo semestre de 1988, o Baixinho tinha acabado de desembarcar na Holanda para brilhar pelo PSV.

Romário defendia o Vasco e chamou a atenção do mundo após as boas atuações na Olimpíada de Seul, na Coreia do Sul.

Naquele ano Romário havia sido a contratação mais cara de um jogador brasileiro por um clube estrangeiro, desbancando a ida de Zico para Udinese, da Itália.

Time uruguaio campeão do mundo

Dias antes da morte de Odete Roitman, O Nacional do Uruguai havia conquistado a Copa Intercontinental após vencer o PSV nos pênaltis, em duelo realizado em Tóquio, no Japão.

Romário foi um dos nomes da partida após marcar um gol para o time holandês no tempo normal, mas acabou amargando o vice-campeonato.

Primeiro título mundial de Senna

O Brasil vibrava com o primeiro título na Fórmula 1 de Ayrton Senna após show do piloto nas manhãs de domingo.

O brasileiro fez sua primeira temporada com a McLaren em 1988 e protagonizou disputas acirradas na pista com o companheiro de equipe Alain Prost.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais