Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Técnico da Seleção Feminina de Vôlei avalia adversárias em Paris 2024

    Brasil enfrentará Polônia, Japão e Quênia na fase de grupos

    José Roberto Guimarães, treinador da Seleção Feminina de Vôlei
    José Roberto Guimarães, treinador da Seleção Feminina de Vôlei Divulgação/FIVB

    Jairo Nascimentoda CNN São Paulo

    José Roberto Guimarães, técnico da Seleção Feminina de Vôlei, avaliou as adversárias da fase de grupos, em Paris 2024. O Brasil jogará contra Polônia, Japão e Quênia.

    “O grupo tem dois adversários que enfrentamos nessa temporada, Polônia e Japão. As partidas contra o Japão são sempre difíceis, tanto que os nossos últimos jogos foram decididos no tie-break. A Polônia é uma equipe que tem evoluído muito e tem a Stysiak em um momento especial e uma das melhores levantadoras do mundo que é a Wolosz”, avaliou. 

    O treinador entende que o momento é de organizar dos desafios até a Olimpíada. “Temos que nos preocupar com o nosso final de preparação para os Jogos de Paris. Terminar a Liga das Nações da melhor maneira possível, voltar para o Brasil e reiniciar os nossos treinamentos”, completou. A capitã e ponteira da Seleção, Gabi, projetou o grupo como “muito difícil”.

    Em maio, pela Liga das Nações, o Brasil venceu o Japão por 3 sets a 2. No último dia 12 de junho, as brasileiras venceram a Polônia por 3 a 1. Na Liga, O Brasil enfrentará a Tailândia, às 10h30 desta quinta-feira (20), pelas quartas de final. 

    Quênia x Brasil

    Para o treinador, a Seleção do Quênia é a que oferece menos desafios. O grupo é treinado pelo pernambucano Luizomar de Moura que, também, esteve à frente do elenco nos jogos de Tóquio 2020. “O Quênia está um pouco abaixo dos outros dois, mas hoje não temos equipes fracas no voleibol mundial”, disse Guimarães.

    Naquela edição, o Quênia estava no grupo A, o mesmo do Brasil. A Seleção africana ficou em sexto e último lugar e, assim, foi eliminada na fase de grupos.

    Seleção favorita

    A seleção brasileira entra como favorita na competição, sendo a líder do ranking mundial. O Brasil busca o tricampeonato olímpico, após vencer em 2008 e 2012. Na última edição, o time comandado por José Roberto Guimarães ficou com a medalha de prata.

    A fase de grupos será realizada entre 27 de julho e 4 agosto. Já o mata-mata se inicia no dia 6 de agosto e a final está marcada para o dia 11 do mesmo mês.

    No vôlei, as seleções são divididas em três grupos de quatro equipes, onde os dois primeiros avançam. Além deles, os dois melhores terceiros colocados se classificam para o mata-mata. Cada jogo nos playoffs é em partida única.

    Veja a divisão de grupos do Volêi Feminino em Paris 2024

    Grupo A

    • França
    • Estados Unidos
    • China
    • Sérvia

    Grupo B

    • Brasil
    • Polônia
    • Japão
    • Quênia

    Grupo C

    • Itália
    • Turquia
    • Holanda
    • República Dominicana

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas