CNN Esportes

Calderano deve perder posições no ranking após não conseguir entrar nos EUA

Mesatenista foi impedido de entrar nos EUA e perderá o Grand Smash

Murillo Grant, da CNN
Compartilhar matéria

Hugo Calderano foi impedido de entrar nos Estados Unidos e não disputará o WTT Grand Smash, que acontece em Las Vegas. Ao não disputar a competição, o brasileiro deve perder posições no ranking mundial.

O Grant Smash é um torneio importante e Calderano será o único do Top-10 mundial que não estará presente no evento. Atualmente, o brasileiro é o terceiro do ranking. Ao todo, o carioca tem 5400 pontos no total, enquanto o torneio que seria dusputado rende 2000 pontos ao campeão.

Com isso, Hugo Calderano pode perder posições, uma vez que o vice soma 1400 pontos e os semifinalistas 700 pontos cada.

Liang Jingkun e Tomokazu Harimoto vêm logo atrás no ranking da WTT (World Table Tennis) e chegando na semifinal, ultrapassam o brasileiro.

Problemas com passaporte

Com passaporte português, ele deveria ter autorização eletrônica (ESTA) para entrar, sem necessidade de visto. Após contatar a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB) devido à demora no processo, o atleta descobriu que não poderia obter a dispensa por causa de uma viagem realizada a Cuba em 2023.

A visita ao país teve como motivo o Campeonato Pan-Americano e o evento de qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A Alfândega dos EUA informou que desde então ele deixou de ser elegível ao programa.

"Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil", disse o Brasileiro..

Hugo tentou obter um visto emergencial com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), mas não conseguiu agendar a entrevista consular a tempo para competir no Grand Smash.

O momento de Hugo é de destaque. Nos últimos meses, ele conquistou a Copa do Mundo e a medalha de prata no Mundial de tênis de mesa.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais