Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    São Paulo acerta com o técnico Thiago Carpini

    Treinador chega credenciado pelos bons resultados com Água Santa e Juventude em 2023

    Thiago Carpini trocou o Juventude pelo São Paulo
    Thiago Carpini trocou o Juventude pelo São Paulo Gabriel Tadiotto/E.C.Juventude

    Ludmila Candalda CNN

    Após perder Dorival Júnior para a Seleção Brasileira, o São Paulo fechou com Thiago Carpini para ser o novo treinador. O contrato é de um ano, e o anúncio deve acontecer até esta sexta-feira (12).

    O comandante, de 39 anos, estava no Juventude, pelo qual conquistou o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro.

    O São Paulo negocia agora o pagamento da multa rescisória com o Ju.

    Carpini chega ao Morumbi referendado por outro grande trabalho na temporada passada. O treinador levou o Água Santa ao inédito vice-campeonato do Paulistão. Nas quartas de final, eliminou o próprio São Paulo e, na semifinal, derrubou outro time da Série A, o Red Bull Bragantino. A taça acabou ficando com o Palmeiras.

    Thiago Carpini foi jogador de futebol, tendo atuado por clubes como Atlético-MG, Bahia, Ponte Preta e Guarani. Se aposentou em 2017, pela Caldense. Já no ano seguinte, começou a carreira de auxiliar-técnico por XV de Piracicaba e Botafogo-PB.

    Em 2019, desembarcou em Campinas para ser assistente no Guarani. Mas o Bugre começou a flertar com o rebaixamento para a Série C do Brasileiro, o que fez com que Carpini ganhasse uma chance como treinador. Funcionou, e a equipe do Brinco de Ouro escapou da queda com duas rodadas de antecedência.

    Em agosto de 2020, acabou saindo após 374 dias à frente do Guarani. Ainda naquela temporada, teve uma passagem relâmpago, de 20 dias, pelo Oeste. Foram três derrotas e um empate. No fim das contas, o clube de Barueri acabaria rebaixado à Série C do Brasileiro como lanterna.

    Logo depois, em novembro, assumiu a Inter de Limeira visando o Paulistão de 2021. E conseguiu atingir objetivos. O Leão da Paulista chegou às quartas de final, estágio que não atingia desde o título estadual de 1986 — caiu para o Corinthians. Ainda assegurou uma vaga para a Série D do Brasileiro de 2022.

    Na temporada de 2022, Carpini levou o Santo André para as quartas de final do Paulistão, sendo eliminado para o Red Bull Bragantino. Garantiu uma vaga ao Ramalhão para a Série D do Brasileiro de 2023.

    Na sequência, o treinador assumiu a Ferroviária, mas permaneceu apenas seis jogos ao longo da primeira fase da Série D do Brasileiro. Foram uma derrota, dois empates e três derrotas.

    Ainda naquele ano, iniciou o trabalho à frente do Água Santa, levando o clube de Diadema às quartas de final da Copa Paulista. Os resultados no Paulistão de 2023 garantiram o Netuno na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro de 2024.

    Carpini terá um longo calendário à frente do São Paulo. Em janeiro, começa o Campeonato Paulista. Em fevereiro, o Tricolor enfrenta o Palmeiras e tenta o título inédito da Supercopa do Brasil. Durante a temporada, ainda disputará Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

    Caso permaneça no cargo, Carpini terá a primeira experiência na elite do futebol nacional.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas