Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Suárez lidera legião de artilheiros estrangeiros no Brasileirão

    Sete dos 20 clubes da Série A têm goleadores de outro país

    Luis Suárez é o artilheiro do Grêmio no Campeonato Brasileiro
    Luis Suárez é o artilheiro do Grêmio no Campeonato Brasileiro Lucas Uebel/Grêmio

    Bruno Rodriguesda CNN

    Artilheiro do Grêmio e uma das grandes atrações do Campeonato Brasileiro em 2023, o uruguaio Luis Suárez terminará a atual edição do Brasileirão como um dos melhores jogadores do torneio.

    Autor de 15 gols na competição, Suárez também lidera uma legião de atacantes estrangeiros que poderão encerrar o Nacional na artilharia de suas respectivas equipes.

    Antes da 38ª rodada, que acontece nesta quarta-feira (6), sete dos 20 clubes da Série A têm goleadores de outros países: além do Grêmio, América-MG (Mastriani), Vasco (Vegetti), Fluminense (Cano), São Paulo (Calleri), Fortaleza (Lucero) e Internacional (Valencia).

    Dos sete estrangeiros que ocupam a artilharia de seus clubes no Campeonato Brasileiro, dois são uruguaios, quatro são argentinos e um deles é equatoriano.

    Os artilheiros estrangeiros do Brasileirão

    • Luis Suárez – Grêmio, Uruguai
      15 gols em 32 jogos — média de 0,46 gol por jogo
    • Gonzalo Mastriani – América-MG, Uruguai
      11 gols em 24 jogos — média de 0,45 gol por jogo
    • Pablo Vegetti – Vasco, Argentina
      10 gols em 20 jogos — média de 0,5 gol por jogo
    • Germán Cano – Fluminense, Argentina
      10 gols em 29 jogos — média de 0,34 gol por jogo
    • Jonathan Calleri – São Paulo, Argentina
      9 gols em 19 jogos — média de 0,47 gol por jogo
    • Juan Martín Lucero – Fortaleza, Argentina
      8 gols em 30 jogos — média de 0,26 gol por jogo
    • Enner Valencia – Internacional, Equador
      8 gols em 21 jogos — média de 0,38 gol por jogo

    No caso do Fluminense, campeão da Copa Libertadores deste ano (com Germán Cano terminando o torneio como artilheiro), há uma curiosidade: depois do centroavante argentino, o segundo na lista de goleadores do Tricolor no Brasileirão também é estrangeiro. O colombiano Jhon Arias, com 6 gols, vem logo na sequência do camisa 14.

    O impacto de Vegetti no Vasco

    Artilheiro da Superliga argentina no primeiro semestre, Pablo Vegetti chegou ao Vasco em agosto com a missão de assumir o posto de centroavante titular e contribuir com gols na campanha dos cariocas contra o rebaixamento. E, ao menos até esta última rodada do Brasileirão, atendeu à expectativa que havia sobre ele.

    Em 20 jogos no Nacional, pouco mais de metade da competição, o argentino marcou dez gols. Entre os estrangeiros que lideram a artilharia de suas equipes, Vegetti é o que tem melhor média: 0,5 gol por partida.

    Nos confrontos em que o atacante de 35 anos marcou, o time de Ramón Díaz conquistou um total de 15 pontos (dos 42 que o clube tem no Brasileiro).

    Outros números que chamam atenção nos goleadores gringos são os de Jonathan Calleri. O atacante do São Paulo disputou apenas o equivalente a um turno do campeonato (19 partidas) e não entra em campo desde 30 de setembro, quando marcou dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, mas segue como goleador do time no Campeonato Brasileiro — Luciano, o vice-artilheiro, tem oito.


    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas