Mulheres publicam fotos em preto e branco em desafio no Instagram


Scottie Andrew, da CNN
30 de julho de 2020 às 14:12
As atrizes Gabrielle Union, Kristen Bell e Kerry Washington

As atrizes Gabrielle Union, Kristen Bell e Kerry Washington participaram do desafio

Foto: Reprodução / Instagram

O Instagram vem sendo invadido por fotos que mulheres, famosas ou não, estão publicando de si mesmas com as palavras “desafio aceito” na legenda.

Não parece haver muitos incentivos por trás do tal desafio fotográfico. E isso pode ser em razão da estética das imagens.

Celebridades como Gabrielle Union, Kristen Bell e Kerry Washington aceitaram a tarefa, que parece consistir em publicar uma foto em preto e branco de si mesma como uma demonstração de empoderamento feminino. 

Assista e leia também:

Instagram marca como 'informação falsa' vídeo publicado por Madonna

Conheça o Chef Kobe, com 1 ano de idade e milhões de seguidores no Instagram

Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual

Não há uma causa de justiça social óbvia envolvida, apesar de incentivar as mulheres a compartilharem imagens nas quais se sintam confiantes.

Funciona assim: as mulheres indicam colegas para publicar uma foto monocromática que gostem. Publicam a foto geralmente com as palavras “desafio aceito” e com a hashtag #mulheresapoiandomulheres. Depois, mencionam outras pessoas para que também postem uma foto.

A ação lembra o desafio Dolly Parton, no qual os usuários publicavam quatro imagens diferentes de si mesmos que usariam como fotos de perfil para diferentes redes sociais, como Linkedin e Tinder (por exemplo, uma imagem “intelectual” para o LinkedIn e outra mais sensual para o app de relacionamentos). 

Ava Duvernay participou do desafio. A diretora do filme Selma: uma luta pela igualdade (2014) compartilhou uma imagem de seu rosto em branco e preto, e escreveu que estava “bastante segura de que isso é só uma boa desculpa para publicar fotos”. Mesmo assim, cedeu aos desejos de suas amigas.

Ava Duvernay participou do desafio

Ava Duvernay participou do desafio

Foto: Ava Duvernay / Instagram

Outras celebridades interpretaram o desafio como uma demonstração de sororidade. A atriz indicada ao Oscar Taraji P. Henson publicou uma selfie e escreveu: “Não é um desafio amar as minhas irmãs, mas um presente e um vínculo que temos e que devemos valorizar enquanto caminhamos por esta terra”.

Os críticos ao desafio o classificam como um gesto vazio que obstrui as redes sociais em meio à dupla crise no mundo atual – protestos contra o racismo e a pandemia da Covid-19. Quem já participou defende o ato como uma forma inofensiva de apoiar os amigos e respirar um pouco em meio a tantos problemas.

Já outros preferiram incorporar a questão da justiça racial em suas publicações. Depois de compartilhar uma imagem de si mesma, a apresentadora de televisão Padma Lakshmi, incluiu quatro fotos de mulheres negras assassinadas durante ou após confrontos com policiais, incluindo Breonna Taylor e Sandra Bland, com informações sobre suas histórias e a situação dos agentes envolvidos nas mortes.

Muitas outras pessoas famosas também publicaram suas próprias fotos de “desafio aceito”. A frase, mencionada na maioria das postagens em inglês, já foi usada mais de 4 milhões de vezes no Instagram. Mas essas palavras vão e voltam nas redes sociais. Recentemente, alguns usuários usaram a hashtag para mostrar que estavam em casa para evitar a propagação do novo coronavírus.

(Texto traduzido. Clique aqui e leia o original em espanhol)