Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Longevidade: Como o Brasil está se adaptando ao envelhecimento da população

    Escritor Leandro Karnal entrevista especialistas para falar sobre questões envolvendo a população idosa brasileira

    Ingrid Oliveirada CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    A população do Brasil está envelhecendo e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com 65 anos ou mais representam 10,2% da população.

    Agora, o país passa por uma uma inversão na pirâmide etária: o Brasil era um país jovem e hoje, cada vez mais, se torna uma nação de idosos. E o tema “envelhecer bem” é o tema do Universo Karnal deste sábado (30). O programa vai abordar assuntos como saúde, trabalho, interações e sexo.

    Já é sabido que o estilo de vida saudável, como boa alimentação e prática de atividades físicas contribuem para a longevidade. Mas, em alguns casos específicos, a genética também pode ser um fator determinante.

    Comandando por Leandro Karnal, o programa deste sábado traz Mayana Zatz, doutora em genética pela USP com pós-doutorado em genética humana e médica pela Universidade da Califórnia (UCLA), que explica que os estudiosos de genética querem avaliar qual o segredo da longevidade em pessoas que não aderiram aos cuidados de saúde, como não fumar, por exemplo.

    A taxa de idosos fora do mercado de trabalho pode chegar a 40% no Brasil em 2025 — isso deve-se, entre outros fatores, à falta de adequação à tecnologia.

    De acordo com Mirian Goldenberg, pós-doutora em Antropologia Social pela UFRJ, a invisibilidade da velhice no Brasil está se transformando. Ela explica que, após uma pesquisa que mostrou que os idosos são responsáveis por uma movimentação ativa no mercado, agora o idoso “está na moda”.

    Segundo ela, a velhice não é uma etapa que representa o fim da vida, e sim um momento que carece de ressignificação.

    Para acompanhar na íntegra as entrevistas, assista ao Universo Karnal. O programa é exibido todos os sábados, às 23h na CNN e nas plataformas digitais.

    Mais Recentes da CNN