Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    1° avião dos Emirados Árabes Unidos com doações para o RS chega neste sábado

    Aeronave transporta mais de 64 toneladas de carga, incluindo 500 geradores, 10 toneladas de produtos para higiene e 10 mil cobertores

    O primeiro de três aviões com ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos à população gaúcha chegou neste sábado (18) em São Paulo, segundo o Itamaraty.

    O avião transporta cerca de 64 toneladas de carga, incluindo 500 geradores, 10 mil pacotes com redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos para higiene, 10 mil cobertores e 5 mil lâmpadas solares.

    A segunda aeronave está prevista para chegar ao Brasil na próxima segunda-feira (20).

    Já os donativos arrecadados pela comunidade brasileira que mora no país serão transportados no terceiro avião, que partirá dos Emirados Árabes Unidos na quinta-feira (23), com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil e da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos.

    Governo emirático custeou o material das duas primeiras viagens e o fretamento dos três voos, em aviões cargueiros, o que possibilitou o transporte de um grande volume de carga.

    Em nota nas redes sociais, o Itamaraty agradeceu a solidariedade dos Emirados Árabes Unidos e da comunidade brasileira no país.

    Pelo menos sete países já manifestaram intenção de ajudar o Brasil no apoio à população atingida pela tragédia no sul. Segundo o Itamaraty, Argentina, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Venezuela também já ofereceram doações.

    Avião dos Emirados Árabes Unidos com doações ao RS chega na noite deste sábado (18) em São Paulo.
    Avião dos Emirados Árabes Unidos com doações ao RS chega neste sábado (18) em São Paulo. / Itamaraty Brasil

    Presidente dos Emirados Árabes Unidos e Lula conversaram sobre os donativos e cessar-fogo em Gaza

    Na quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan.

    A conversa durou cerca de meia hora e o presidente emirático confirmou a Lula que enviaria três aviões ao Brasil, nos dias seguintes ao diálogo, com doações em apoio ao Rio Grande do Sul.

    Pelas redes sociais, Lula agradeceu a solidariedade dos Emirados Árabes Unidos à população gaúcha.

    De acordo com a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, Lula lembrou das enchentes que atingiram Dubai, em abril, e que também impactou o país no Oriente Médio.

    Lula reforçou que os episódios “demonstram a urgência e seriedade da questão da mudança climática”.

    Além do desastre no Rio Grande do Sul, os presidentes também falaram sobre “um cessar-fogo imediato em Gaza, a garantia de ajuda humanitária e uma solução negociada para o conflito entre Rússia e Ucrânia”.

    Durante a conversa, Lula convidou o Xeique Mohammed para visitar o Brasil, com a intenção de reforçar a parceria econômica entre os dois países.