Papa não fará bençãos de Natal na sacada da Basílica de São Pedro

As mensagens do Pontífice serão feitas em locais fechados, como forma de evitar aglomerações na Praça de São Pedro, onde fiéis se encontram para ouví-lo

Philip Pullella, da Reuters, na Cidade do Vaticano
22 de dezembro de 2020 às 13:41
Papa Francisco fala sobre queimadas no Pantanal
Papa Francisco faz discurso em varada, de frente para a Praça de São Pedro
Foto: Reprodução/CNN

O papa Francisco lerá sua mensagem de Natal de dentro do Vaticano, e não na sacada central ao ar livre da Basílica de São Pedro, por conta das restrições de combate ao novo coronavírus em vigor na Itália, informou o Vaticano nesta terça-feira (22).

Além da mensagem natalina "Urbi et Orbi" (Para a Cidade e o Mundo), cinco discursos que deveriam ser feitos de uma janela do Palácio Apostólico do Vaticano, na Praça de São Pedro, entre 26 de dezembro e 6 de janeiro também acontecerão em locais fechados.

As restrições impedirão as pessoas de irem à Praça de São Pedro. Os eventos papais serão transmitidos ao vivo pela internet e pela televisão.

Leia também:
Dois cardeais do Vaticano e assistentes papais são diagnosticados com Covid-19
Italianos lotam centro de Roma para compras de Natal; papa lamenta consumismo
Itália terá espaços provisórios para vacinação assinados por arquiteto renomado

Os italianos serão submetidos a um lockdown de âmbito nacional durante a maior parte dos feriados de Natal e Ano Novo. Comércios não essenciais ficarão fechados entre 24 e 27 de dezembro, entre 31 de dezembro e 3 de janeiro e entre 5 e 6 de janeiro. Nestes dias, as pessoas só poderão sair por motivos de trabalho, saúde ou emergências.

As regras restringirão o número de pessoas permitidas em grandes eventos papais dentro da Basílica de São Pedro, como a Missa da Véspera de Natal, as vésperas de Ano Novo, a Missa do Dia Mundial da Paz de 1º de janeiro e a Missa da Festa da Epifania de 6 de janeiro.

Destaques do CNN Brasil Business:
Mutação do vírus da Covid-19 é maior preocupação do mercado financeiro para 2021
Impacto de mutação do vírus será contrabalanceado por vacina, diz ex-BC
Mais casas italianas estão à venda por 1 euro

A Missa da Véspera de Natal começará às 19h30, duas horas mais cedo do que o normal, para permitir que o número limitado de espectadores esteja em casa até as 22h, por conta do ao toque de recolher italiano.