Conheça o primeiro 'segundo-cavalheiro' dos EUA, Doug Emhoff

Marido de Kamala Harris é o primeiro segundo-cavalheiro da história do país

Maureen Chowdhury, da CNN
20 de janeiro de 2021 às 15:28
Kamala Harris e Doug Emhoff chegam para evento de posse em Washington
Foto: CNN (20.jan.2021)

Kamala Harris entrou para a história como a primeira mulher, negra e de origem sul-asiática a se tornar vice-presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20). Ao lado dela, o marido Doug Emhoff também quebrou paradigmas, ao ser o primeiro "segundo-cavalheiro". 

No Brasil, o marido de uma chefe de Estado é chamado de consorte. 

Emhoff usará a conta oficial no Twitter @SecondGentleman a partir de hoje. 

Mais cedo nesta semana, ele tweetou sobre o novo papel dele. "Tenho esse senso crescente de responsabilidade. Mas eu sei que não estaríamos aqui sem o apoio de tantos —familiares, amigos e mais. Obrigado por estarem do nosso lado conforme começamos esse próximo capítulo".

Emhoff, um advogado bem-sucedido do ramo do entretenimento, se casou com Harris em 2014, quando ela era procuradora-geral na Califórnia. Harris é madrasta dos dois filhos adultos de Emhoff, Cole e Ella, que carinhosamente a chamam de "Momala" [uma brincadeira com Kamala e a palavra 'mom', mãe em inglês]. 

O apoio de Emhoff ao longo da carreira de Harris é notável, especialmente durante a campanha dela à presidência. 

E apesar de ficar fora dos holofotes durante a maior parte do tempo, Emhoff falou à revista GQ sobre seu novo cargo. "Eu posso ser o primeiro segundo-cavalheiro, mas não quero ser o último". 

(Texto traduzido, leia o original em inglês)