Horas antes da posse de Biden, Trump deixa a Casa Branca

Presidente republicano anunciou no começo de janeiro que não participaria da posse do democrata; ele iniciará seu período pós-presidência em clube na Flórida

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
20 de janeiro de 2021 às 10:14 | Atualizado 20 de janeiro de 2021 às 11:13


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a Casa Branca e Washington às 10h15 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20), horas antes da posse de Joe Biden – programada para começar às 13h.

De acordo com a CNN americana, Trump afirmou para pessoas próximas que não gostava da ideia de deixar Washington como ex-presidente e de ter que pedir a Biden autorização para usar o avião presidencial.

O republicano embarcou em um helicóptero militar até a Base aérea Andrews, em Maryland, onde deve participar de uma cerimônia de despedida ao estilo militar e com uma multidão de apoiadores.

 

Donald Trump deixa a Casa Branca horas antes da posse de Joe Biden
Donald Trump deixa a Casa Branca horas antes da posse de Joe Biden
Foto: Reprodução/CNN Brasil (20.jan.2021)

De lá, o republicano deve voar no avião Air Force One para Palm Beach, na Flórida, para iniciar sua pós-presidência em seu clube Mar-a-Lago – que ele havia estabelecido sua residência de verão aos fins de semana durante sua presidência.

Trump anunciou no começo de janeiro que não compareceria à posse do democrata em um vídeo divulgado em suas redes sociais. Essa foi também a primeira vez em que ele admitiu que não teria um segundo mandato na Casa Branca.