Estátua de Greta Thunberg causa revolta em universitários no Reino Unido

Estudantes afirmam que admiram a ativista, mas acreditam que o dinheiro gasto na estátua poderia ter sido investido no auxílio a alunos

Luana Franzão*, da CNN, em São Paulo
31 de março de 2021 às 13:27 | Atualizado 31 de março de 2021 às 14:14
Estátua da ativista Greta Thunberg
Estátua da ativista Greta Thunberg, na Universidade de Winchester, Reino Unido
Foto: Finnbarr Webster/Getty Images

Uma estátua de bronze em tamanho real da jovem ativista pelo clima Greta Thunberg causou confusão em uma universidade britânica. Os alunos da Universidade de Winchester afirmam que, apesar de admirar a atuação da menina, acreditam que o dinheiro investido na confecção da escultura poderia ser melhor gasto.

A homenagem custou cerca de 24 mil libras (R$ 186.900,00) e foi apelidado pelos estudantes como "projeto de vaidade" da universidade.

Em época de pandemia, muitos alunos da instituição tiveram dificuldade de se manter e de assistir as aulas remotas, de acordo com o sindicato de estudantes de Winchester. "Muitos alunos precisam urgentemente de apoio", disse Megan Ball, presidente do sindicato.

A direção de Winchester declarou que a estátua de bronze serviria para "inspirar" os estudantes, e afirma que não ocorreu nenhum desvio do orçamento que seria destinado a universitários em necessidade para a construção da obra. A escultura foi encomendada em 2019 e foi financiada através de um fundo de 50 mil libras que a universidade reserva para reformas da infraestrutura.

Manifestante carrega cartaz com imagem de Greta Thunberg
Manifestante carrega cartaz com imagem de Greta Thunberg
Manifestante carrega cartaz com imagem de Greta Thunberg em protesto pelo clima, em Berlim, AlemanhaCrédito: Omer Messinger/Getty Images
  • Manifestante carrega cartaz com imagem de Greta Thunberg
  • Jovens tiram foto com estátua de Greta Thunberg
  • Thunberg discursa no Parlamento Europeu
  • Greta Thunberg discursa na COP25, em Madrid, Espanha
  • Thunberg participa de protesto contra as mudanças climáticas
  • Greta Thunberg participa de protesto
  • Conselho do Clima da União Europeia, em Bruxelas
  • Estátua da ativista Greta Thunberg

 

O sindicato de alunos pede que a universidade direcione o mesmo valor investido na estátua para projetos de auxílio dos estudantes passando por dificuldades durante a pandemia.

Ball afirma que os alunos admiram Thunberg, mas que a questão financeira prevalece. "Pensamos que esse caso representa bem as prioridades da universidade, e elas não estão como deveriam ser", disse.

A estátua também foi pensada para a Conferência sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP26, que será sediada no Reino Unido em novembro de 2021.

*com informações da Reuters

*sob supervisão André Rigue