Agência Europeia de Medicamentos recomenda vacina da Pfizer contra Covid-19

A União Europeia espera iniciar a vacinação nos dias 27, 28 e 29 de dezembro em todos os 27 países do bloco

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu parecer positivo nesta segunda-feira (21) sobre a recomendação de vacinação com o imunizante produzido pela Pfizer-BioNTech contra o novo coronavírus.

Se a Comissão Europeia também der um parecer positivo, a vacina estará autorizada para ser utilizada pelos países que formam a União Europeia.

A União Europeia espera iniciar a vacinação nos dias 27, 28 e 29 de dezembro em todos os 27 países do bloco. Grupos prioritários, como idosos que vivem em casas de repouso e pessoas com comorbidades devem ser imunizados primeiro. O imunizante da Pfizer obteve 95% de eficácia nos testes clínicos. 

Assista e leia também:

Com a chegada da vacina contra Covid-19, como lidar com o medo de agulhas?

OMS: Variante do coronavírus foi detectada em Dinamarca, Holanda e Austrália

Mutação do coronavírus fecha fronteiras e acende alerta às vésperas do Natal

Na conta em que mantém no Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que é preciso agir rápido, e que espera uma resposta do órgão ainda hoje.

“É um momento decisivo em nossos esforços para fornecer vacinas seguras e eficazes aos europeus! O @EMA_News acaba de emitir parecer científico positivo sobre a #BioNTech / @pfizer vacina. Agora vamos agir rápido. Eu espero uma @EU_Commission decisão até esta noite”, escreveu.

Até o momento, outros quatro países já começaram a vacinação em massa da população. O primeiro foi a Rússia, no dia 5 de dezembro, seguido do Reino Unido (8), Estados Unidos (14), Canadá (14) e Arábia Saudita (17). Margaret Keenan, uma britânica de 90 anos, tornou-se a primeira pessoa no mundo a receber a vacina da Pfizer contra a Covid-19 fora de um ensaio clínico.

(Publicado por: André Rigue)

Mais Recentes da CNN