Alemanha propõe lei para abater drones que violarem espaço aéreo do país
Proposta surgiu após dezenas de voos serem desviados ou cancelados no Aeroporto de Munique após avistamento de dispositivos
A Alemanha concederá à polícia o poder de abater drones que saem da rota, como aqueles que interromperam operações em aeroportos por toda a Europa e que alguns líderes atribuíram a uma guerra travada pela Rússia.
A nova lei, aprovada pelo gabinete nesta quarta-feira (8), e que está aguardando por aprovação parlamentar, autoriza explicitamente a polícia a abater drones que violem o espaço aéreo alemão, incluindo em casos de ameaça aguda ou danos graves.
Outras técnicas disponíveis para abater esses dispositivos englobam o uso de lasers ou sinais de interferência para interromper as conexões de controle e navegação.
"Incidentes com drones ameaçam nossa segurança", publicou o chanceler Friedrich Merz em uma publicação na plataforma de mídia social X.
"Não permitiremos isso. Estamos fortalecendo os poderes da Polícia Federal para que drones possam ser detectados e combatidos mais rapidamente no futuro."
A nova lei surgiu após dezenas de voos terem sido desviados ou cancelados na última sexta-feira (3) no Aeroporto de Munique, o segundo maior do país, deixando mais de 10 mil passageiros retidos após avistamentos de drones.
Merz falou que presumiu que Moscou estava por trás de muitos dos dispositivos que sobrevoaram a Alemanha no último fim de semana, mas nenhum estava armado e sim em voos de reconhecimento.
Os líderes da União Europeia passaram a ver a Rússia como uma grande ameaça à segurança de seu continente após a invasão em larga escala da Ucrânia por Moscou em 2022 e seu apoio a Kiev.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu no mês passado o que descreveu como um muro de drones – uma rede de sensores e armas para detectar, rastrear e neutralizar aeronaves não tripuladas intrusas – para proteger a região leste da Europa.
Mas alguns dizem que os dispositivos envolvidos em incursões recentes também podem ter sido lançados de dentro da UE.
Segurança contra drones de países europeus
Com a nova lei, a Alemanha se junta aos países europeus que recentemente deram às forças de segurança poderes para abater esses dispositivos que violam seu espaço aéreo, incluindo Reino Unido, França, Lituânia e Romênia.
Uma unidade dedicada ao combate a drones será criada dentro da polícia federal, declarou o ministro do Interior, Alexander Dobrindt, e os pesquisadores consultarão Israel e Ucrânia, já que esses países são mais avançados em tecnologia desses tipos de dispositivo.
A polícia lidará com esses dispositivos voando ao nível das árvores, enquanto drones mais potentes deverão ser combatidos pelos militares, disse Dobrindt.
Berlim registrou 172 interrupções no tráfego aéreo relacionadas a drones entre janeiro e o final de setembro de 2025, acima das 129 no mesmo período do ano passado e das 121 em 2023, segundo dados da DFS (Deutsche Flugsicherung).
No entanto, o abatimento pode ser perigoso em áreas urbanas densamente povoadas, e os aeroportos não necessariamente têm sistemas de detecção que possam relatar avistamentos imediatamente.


