Análise: Brasil tem pressa em negociar tarifaço com EUA
O analista sênior de Internacional Américo Martins avaliou, no Bastidores CNN, que Lula pediu aos ministros que persistam com as negociações
O governo brasileiro intensifica esforços para avançar nas negociações sobre tarifas comerciais com os Estados Unidos, após o recente encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da silva (PT) e do presidente americano, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. Segundo o analista sênior de Internacional Américo Martins, no Bastidores CNN, a movimentação demonstra a urgência do Brasil em capitalizar o momento positivo das relações bilaterais.
"Os líderes direcionaram suas equipes a buscarem soluções concretas para as questões tarifárias. Lula enfatizou que seus ministros devem persistir nas negociações", destacou o analista.
O Brasil tenta agendar uma nova rodada de negociações para a próxima semana. No entanto, fontes americanas indicam que nenhuma decisão será tomada até o retorno de Trump aos EUA, após seus compromissos no Japão e na Coreia do Sul.
As discussões com a China podem impactar as negociações Brasil-EUA, considerando as implicações comerciais envolvidas. Além disso, uma possível interação entre autoridades brasileiras e americanas poderá ocorrer durante a reunião do G20, na África do Sul, no próximo mês, onde os EUA serão representados pelo vice-presidente, J.D. Vance.


