Análise: Troca de Biden por Kamala tem efeito positivo na campanha

Uma nova pesquisa da CNN revelou Kamala à frente de Donald Trump em estados decisivos como Wisconsin e Michigan

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A analista de Internacional da CNN Fernanda Magnotta afirmou que a substituição da candidatura do presidente Joe Biden pela da vice-presidente Kamala Harris parece estar influenciando positivamente a campanha do Partido Democrata nos Estados Unidos.

Uma nova pesquisa da CNN revelou Kamala à frente do ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump, em estados decisivos como Wisconsin e Michigan.

"Se olhássemos para esses números há cerca de dois meses atrás, verificaríamos que Trump tinha uma vantagem relativamente confortável em vários desses estados", explica Magnotta.

Disputa acirrada nos estados-pêndulo

Apesar da recuperação do fôlego democrata, a disputa permanece acirrada.

"Eles fecharam um pouco o cerco em relação à vantagem que tinha Trump, mas em quase todos os casos a gente está falando de empate técnico", afirma.

A importância desses estados-pêndulo é crucial, já que nos EUA vigora a regra "the winner takes it all" (o vencedor leva tudo).

Isso significa que, independentemente da margem de vitória, o candidato que vencer em um estado leva todos os votos do colégio eleitoral daquele local.

Estratégias de campanha

A pesquisa também indica que o voto a ser disputado tem um perfil demográfico específico.

Na Pensilvânia, por exemplo, o eleitorado está ligado à classe média fabril americana, sensível a questões econômicas. Já na Georgia, o voto da população negra não pode ser ignorado.

Magnotta destaca ainda a importância do voto feminino: "A gente vai precisar olhar também sobre como está se comportando o grupo de mulheres nesses estados em particular, porque são estados em que a presença feminina foi decisiva nas últimas eleições".

Com esse cenário, espera-se que as campanhas intensifiquem suas estratégias nos estados-chave, concentrando recursos e esforços para tentar virar o jogo nos locais onde a disputa está mais acirrada.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.