Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Apagão de comunicação em Gaza chega a uma semana, período mais longo da guerra

    Falha é a nona desde o início da guerra entre Israel e o Hamas

    Fumaça de Gaza vista de Israel
    Fumaça de Gaza vista de Israel 16/1/2024 REUTERS/Amir Cohen

    Da CNN

    Gaza enfrenta um apagão quase total de comunicação que já dura uma semana – o mais longo da guerra até agora – sem sinais de diminuir.

    O apagão é o nono desde que a guerra de Israel contra o Hamas começou, após os ataques do grupo em Israel em 7 de outubro, de acordo com o site de monitoramento da Internet Netblocks.

    Quinta-feira (18) é o sétimo dia do apagão, que começou em 12 de janeiro. A falha de comunicação afeta tanto as conexões de dados físicas e sem fio quanto o uso de telefones celulares.

    No passado, Israel enfrentou acusações de cortar deliberadamente as comunicações de Gaza – acusações sobre as quais não comentou. E embora não seja possível dizer com certeza o que causou esta interrupção, os sinais apontam para danos físicos nas linhas de fibra que ligam Gaza a Israel, disse Alp Toker, diretor da Netblocks, à CNN.

    Ooredoo, um dos principais fornecedores de telecomunicações em Gaza, no início desta interrupção disse que “as principais linhas que alimentam as empresas de telecomunicações e Internet foram repetidamente danificadas. Isto resultou na cessação de todos os nossos serviços no sul e no centro da Faixa de Gaza.”

    Em resposta a esta última interrupção, as Forças de Defesa de Israel afirmaram num comunicado: “É importante lembrar que a Faixa de Gaza é uma zona de guerra ativa e, portanto, pode sofrer interrupções temporárias na conectividade à Internet devido aos conflitos em curso”.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original