Ataque cibernético atinge provedora de telecomunicações ucraniana, dizem autoridades

Enquanto procedimentos de recuperação continuam, prioridade é dada aos serviços de comunicação para militares

Importante provedora ucraniana de internet e linhas telefônicas teria sido atingida por ataque hacker
Importante provedora ucraniana de internet e linhas telefônicas teria sido atingida por ataque hacker Getty Images/EyeEm

Sean Lyngaasda CNN

Ouvir notícia

A Ukrtelecom, uma importante provedora ucraniana de internet e linhas telefônicas, foi alvo de um “poderoso ataque cibernético” nesta segunda-feira (28), disseram autoridades ucranianas.

O ataque cibernético foi “neutralizado” e, à medida que a recuperação do hack continua, foi dada prioridade à manutenção dos serviços de comunicação para os militares da Ucrânia, de acordo com um tweet do Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção de Informações da Ucrânia.

A agência culpou “o inimigo” pelo hack em uma aparente referência à Rússia.

A conectividade na Ukrtelecom, que se descreve como a “maior operadora de linha fixa da Ucrânia”, despencou na segunda-feira para 13% dos níveis anteriores à guerra, de acordo com a NetBlocks, que rastreia a conectividade com a Internet.

Os provedores de telecomunicações ucranianos sofreram uma onda de hacks à medida que o bombardeio russo ao país continua.

Hackers no início deste mês causaram interrupções em um provedor de serviços de internet ucraniano Triolan, que tem clientes nas principais cidades.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN