Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avião com donativos e mais de 60 voluntários vindos de Portugal chega ao RS

    Aeronave trouxe a bordo 300 kg de donativos e 61 voluntários para ajudar “nas ações emergenciais de enfrentamento às inundações”

    Avião com donativos e mais de 60 voluntários vindos de Portugal chegam ao RS
    Avião com donativos e mais de 60 voluntários vindos de Portugal chegam ao RS Reprodução/ Redes Sociais

    Da CNN

    Um avião vindo de Portugal com donativos e dezenas de voluntários pousou na tarde deste sábado (18) na Base Aérea de Canoas (RS), que tem servido como centro de operações para a chegada de ajuda para vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

    Segundo a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, o avião trouxe a bordo 300 kg de donativos e 61 voluntários para ajudar “nas ações emergenciais de enfrentamento às inundações”.

    A ajuda acabou chegando ao Brasil em um voo da Latam Airlines.

    Na semana passada, cerca de 200 toneladas de donativos para as vítimas das enchentes arrecadadas pela comunidade brasileira em Portugal e portugueses estavam paradas em galpões em Lisboa e no Porto, sem previsão de envio ao Brasil.

    Na ocasião, a Força Aérea Brasileira considerava “contraproducente” deslocar uma aeronave para Portugal com essa missão.

    O cálculo era de que seriam necessárias cerca de 35 horas para o transporte, tempo em que a FAB poderia transportar internamente entre bases aéreas no Brasil oito vezes o volume que transportaria indo até Portugal.

    *Com informações de Guilherme Gama, da CNN