Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bastão presidencial de Milei tem a imagem de seus cachorros clonados

    Novo presidente argentino tomou posse do cargo neste domingo (10)

    Bastão presidencial de Milei possui as gravuras de seus cinco cães
    Bastão presidencial de Milei possui as gravuras de seus cinco cães Reprodução/X

    Da CNN*

    São Paulo

    Novo presidente da Argentina, Javier Milei, recebeu um cetro durante a cerimônia de posse, neste domingo (10).

    A tradição argentina estabelece que, além da faixa, seja entregue um bastão presidencial ao novo mandatário.

    Simbolicamente, o ato de dar uma bengala representa o ato de dar poder a uma pessoa, segundo o Ministério da Cultura da Argentina. A prática surgiu na Ásia e na África com o surgimento das primeiras hierarquias das sociedades da Mesopotâmia e do Egito.

    Na Argentina, o bastão e a faixa presidenciais começaram a ser utilizados em 1814 com a criação do primeiro Poder Executivo, mas foi somente em 1868 que o presidente Domingo Faustino Sarmiento assumiu o cargo em uma cerimônia protocolar com a faixa e o bastão como símbolo de poder.

    No caso do cetro de Milei, o objeto tem as gravuras de seus cinco cães: Conan, Milton, Murray, Robert e Lucas.

    Conan foi adotado em 2004 e morreu em 2017. Posteriormente, ele foi clonado. Surgiram, então, Murray, Milton, Robert e Lucas, nomeados em homenagem aos ídolos economistas de Milei, como Milton Friedman.

    A adoração de Milei por seus cães é notável. Ele usou um médium para conversar com eles e os chamou de “melhores estrategistas do mundo” em sua campanha de encerramento esta semana.

    “Você sabe quem foram os únicos que sempre estiveram ao meu lado?”, Milei disse em entrevista à mídia argentina em agosto, referindo-se a um período difícil em sua vida. “Minha irmã e Conan.”

    O jornalista e biógrafo Juan Luis González, que escreveu o livro “El Loco”, disse que, quando o Conan original estava vivo, Milei lhe dava champanhe e o tratava como parte da família. “Para Milei, Conan era como um filho”, disse ele.

    Após a morte de Conan, Milei enviou a amostra de DNA do cachorro para a empresa de clonagem animal PerPETuate, que escreveu publicamente sobre a clonagem dos cães de Milei no site de sua empresa.

    Através de um médium, o cão original de Milei, alega o candidato, deu a ele a missão de se tornar presidente da Argentina, o que ele poderá conseguir – contra as probabilidades iniciais – neste domingo ou no próximo mês.

    *Com informações da CNN em Espanhol e Reuters