Biden diz que furacão Ida ‘tem potencial fatal, e sua devastação deve ser imensa’

Furacão Ida atingiu a costa perto de Port Fourchon, no estado da Louisiana, nos Estados Unidos neste domingo (29)

Fernanda Colavittida CNN*

Ouvir notícia

Em pronunciamento à imprensa neste domingo (29), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o furacão Ida “tem potencial fatal, e sua devastação deve ser imensa, além da costa”.

Biden afirmou ainda que o Governo dos EUA está se preparando para o pior, e vai colocar total esforço no resgate e recuperação, mas que alguns lugares podem ficar sem energia por semanas após a passagem do furacão.

Tempestade mais forte que já atingiu a Louisiana

O furacão Ida atingiu a costa perto de Port Fourchon, no estado da Louisiana, nos Estados Unidos neste domingo (29). O fenômeno de categoria 4 é considerado extremamente perigoso, com ventos de cerca de 240 km/h, de acordo com o National Hurricane Center, dos EUA. O Ida é a tempestade mais forte que já atingiu a costa da Louisiana.

O furacão Ida pode ser comparado com o Laura (2020) e o furacão Last Island (1856), como um dos mais fortes a atingir a região. Louisiana se torna o primeiro estado norte-americano a registrar furacões com ventos de 240 km/h em anos consecutivos. Um furacão de categoria 4 tem mais de 250 vezes o potencial de danos que uma tempestade de categoria 1 (120 km/h), de acordo com análises da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

Os ventos mais fortes se estendem por 80 quilômetros do centro, já as tempestades tropicais se estendem por 240 quilômetros. A previsão é que o centro do furacão passe a cerca de 48 quilômetros a oeste de Nova Orleans.

*Com informações da Reuters

Mais Recentes da CNN