Biden vai transferir tropas dos EUA para o leste europeu “no curto prazo”

Pentágono colocou cerca de 8.500 soldados norte-americanos de prontidão para um possível deslocamento

Presidente dos EUA, Joe Biden
Presidente dos EUA, Joe Biden 28/01/2022REUTERS/Kevin Lamarque

da Reuters

Ouvir notícia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou, nesta sexta-feira (28), que vai transferir tropas norte-americanas para países do leste europeu e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) “no curto prazo”.

O Pentágono colocou cerca de 8.500 soldados norte-americanos de prontidão para um possível deslocamento para a Europa em meio ao aumento militar da Rússia perto da fronteira com a Ucrânia.

Uma ligação entre Biden e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta quinta-feira (27) “não foi boa”, disse um alto funcionário ucraniano à CNN, em meio a divergências sobre os “níveis de risco” de um ataque russo.

Casa Branca, no entanto, contestou o relato do funcionário, alertando que fontes anônimas estavam “vazando falsidades”. O governo americano afirmou que Biden alertou Zelensky que uma invasão iminente é uma “possibilidade distinta”.

Biden alertou o presidente ucraniano que um ataque russo pode ser iminente, dizendo que uma invasão agora era praticamente certa, uma vez que o solo congelou no final de fevereiro, segundo o funcionário da Ucrânia.

(*Com informações da CNN)

 

Mais Recentes da CNN