Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bocas de urna: Claudia Sheinbaum vencerá eleições para presidente no México

    Candidata apoiada pelo atual líder mexicano, López Obrador, aparece como vencedora em cinco pesquisas

    A candidata presidencial Claudia Sheinbaum da coalizão 'Sigamos Haciendo Historia' saúda antes do último debate presidencial antes da eleição presidencial no Centro Cultural Tlatelolco em 19 de maio de 2024 na Cidade do México, México.
    A candidata presidencial Claudia Sheinbaum da coalizão 'Sigamos Haciendo Historia' saúda antes do último debate presidencial antes da eleição presidencial no Centro Cultural Tlatelolco em 19 de maio de 2024 na Cidade do México, México. Manuel Velasquez/Getty Images

    Kylie MadryValentine Hilaireda Reuters Cidade do México

    Bocas de urnas apontaram que a candidata Claudia Sheinbaum vencerá as eleições presidenciais do México com uma “grande margem” de vantagem.

    O partido dela, o Morena, se antecipou e já declarou a candidata como vencedora, mesmo antes de qualquer resultado oficial ter sido divulgado.

    A pesquisa Parametria projetou que Sheinbaum terá uma vitória esmagadora de 56% dos votos, enquanto a candidata opositora Xochitl Galvezat terá 30%.

    Outras quatro pesquisas de boca de urna também indicaram que Sheinbaum está prestes a vencer.

    Os primeiros resultados preliminares divulgados pelo sistema do Instituto Nacional Eleitoral (INE) também confirmam a tendência. Nele, Claudia Sheinbaum aparece com 58,5% dos votos.

    Em segundo lugar, aparece a senadora Xochitl Galvez com 30,5% dos votos. Em terceiro, aparece Jorge Álvares Máynez com 8,3% dos votos.

    A opositora Galvez não se intimou com as bocas de urnas e pediu que os eleitores tenham paciência e aguardem os resultados oficiais.

    A vencedora da eleição se tornará a primeira presidente mulher do México e tomará posse para o mandato de seis anos em 1º de outubro.