Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caça F-16 dos EUA cai na Coreia do Sul; caso é terceiro acidente em um ano

    Piloto conseguiu ejetar e foi resgatado após 50 minutos

    Caãs F-16
    Caãs F-16 Ezra Acayam/Getty Images

    Brad LendonOren Liebermannda CNN

    Um caça F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos caiu na costa da Coreia do Sul nesta quarta-feira (31). Essa é a terceira queda de um avião de guerra dos EUA baseado na Coreia em menos de um ano.

    O incidente aconteceu durante uma missão de treinamento sobre as águas a oeste da Península Coreana por volta das 8h41, no horário local, de acordo com um comunicado da Base Aérea de Kunsan, que fica a cerca de 180 quilômetros ao sul da capital Seul.

    O piloto, designado para a 8ª Ala de Caça, conseguiu ejetar com segurança e foi recuperado cerca de 50 minutos após o acidente, informou a nota da Força Aérea. Ele estava consciente e foi levado a um centro médico para avaliação.

    “Estamos muito gratos às forças de resgate da República da Coreia e a todos os nossos companheiros de equipe que tornaram possível a rápida recuperação do nosso piloto”, afirmou o coronel Matthew Gaetke, comandante da 8ª Ala de Caça, em comunicado.

    “Agora, mudaremos nosso foco para a busca e recuperação da aeronave”, complementou. A causa da queda está sob investigação.

    Terceira queda em um ano

    O acidente desta quarta-feira (31) foi o terceiro com um F-16 baseado na Coreia do Sul em menos de um ano, embora não haja indicações de que os casos estejam relacionados.

    Em dezembro, um F-16 de Kunsan caiu na costa oeste da península durante um treinamento.

    O piloto conseguiu ejetar e foi resgatado pelas forças marítimas sul-coreanas, segundo disse à época a 8ª Ala de Caça dos EUA, acrescentando que não seriam divulgadas mais informações sobre o acidente até que uma investigação fosse concluída.

    Em maio de 2023, um F-16 caiu em uma área agrícola perto da Base Aérea de Osan, ao sul de Seul, durante um treinamento. O piloto daquela aeronave também ejetou com segurança, e o caso foi encaminhado para investigação.

    O F-16 é o principal caça da Força Aérea dos EUA, que tem 738 jatos monomotores do tipo na frota, de acordo com o “World Air Forces 2024”, da Flight Global. A Força Aérea afirma que os F-16 representam cerca de metade de seu estoque de caças.

    Os Estados Unidos perdem entre três e quatro unidades da aeronave todo ano devido a acidentes em todo o mundo, de acordo com estatísticas do Centro de Segurança da Força Aérea, fornecidas pela última vez após o ano fiscal de 2021.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original